CulturaGaleriaPaísSociedadeVideos

Cidade do Porto pronta para receber o S. João (Com Vídeo)

O Porto está pronto para receber aquela que é a sua grande Noite do Ano. O ponto alto dos festejos do S. João é sempre na noite de 23 para 24 de Junho, mas a festa e os preparativos começaram há várias semanas.
A cidade já cheira a São João, a festa que anima o Porto e as gentes vindas das redondezas e de muitas partes do país
Os festejos são visíveis em vários pontos da cidade. A invicta já está vestida a rigor, as ruas estão cheias de pessoas, a alegria e a boa disposição espalham-se, um pouco por todo o lado. Já se comem sardinhas com broa, caldo verde, febras e vinho. A juntar aquela que é uma das muitas imagens de marca da Cidade do Porto, não podem faltar os martelinhos, as famosas fogueiras, os manjericos, as quadras populares, os balões de S. João, fogo-de-artifício e muita música.
A Avenida dos Aliados vai receber cinco grandes concertos que começam já hoje sexta-feira, dia 19, e decorrerá até 23 de Junho: os D.A.M.A., Rui Veloso, Deolinda, António Zambujo e José Cid são os nomes escolhidos para a animação deste ano.

Na Rotunda da Boavista foi montada a maior roda gigante alguma vez instalada em Portugal, com um total de 40 cabines.
Nas Fontaínhas, o lugar por excelência da tradição dos festejos sanjoaninos, local onde se encontra a famosa cascata de S. João, o cheiro o sardinha, a pimento, a caldo verde a fumegar pelo ar, com farturas à mistura, animam os estômagos vazios.

Noite de Folia

À meia-noite o tradicional fogo-de-artifício será lançado, a partir do rio, a que uma multidão vai assistir e aplaudir, como tem acontecido em anos anteriores.
E, depois, em grupos bem animados os “convidados” percorrem a cidade. Das Fontainhas ao Bonfim, à Baixa, a Miragaia, à Foz… um caminho sem pausas, porque a noite é de folia.

Entretanto, o céu será invadido por balões que o tornam mais colorido e vivo, animando uma noite que só vai acabar de madrugada nas praias ou a dormir o primeiro sono nas praças ou nos jardins da cidade.

Depois, carregando a ressaca, é regresso a casa, à espera que o próximo ano traga de novo os festejos de São João.
Dia 24, será realizada a tradicional regata de barcos rabelos que, com o grito de partida da Foz do Douro, percorrerá o rio até à Ponte Luís.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close