A tradição continua viva. Milhares de pessoas concentraram-se ontem de tarde (domingo) nas Festas de Nossa Senhora da Ajuda, em Espinho onde assistiram à procissão e Bênção do Mar. A Procissão saiu da Capela de Nossa Senhora da Ajuda, dirigiu-se para sul, sempre junto ao Mar, onde se realizou a tradicional Bênção, regressando, depois, ao templo. O ato religioso fica ainda marcado por um esplendor Tapete de Flores que expressa o envolvimento da comunidade espinhense.
Uma iniciativa que teve o seu início em 2009, fruto do trabalho de uma associação feminina. Foi ganhando estatuto, dimensão e os voluntários foram chegando, nomeadamente muitos homens, explicou um elemento da comissão de festas.
Neste tapete são inscritas mensagens religiosas, indicadas pela Diocese do Porto. Este ano, “A Família e a Igreja” foi o grande tema.
Quando se fala da Festa da Senhora da Ajuda em Espinho são muitos aqueles que a associam de imediato à tradição da Festa das Cebolas. E porque as tradições “são para se manter”, a comissão de festas decidiu, há cerca de dois anos, reactivar este evento antigo: a Feira das Cebolas, uma vez que a comissão explica que estas festividades cresceram muito “à custa dos agricultores, das pessoas das redondezas”.
No ano passado, a Feira das Cebolas contou com 12 comerciantes, mas este ano teve o dobro, situados numa zona a norte da Capela de Nossa Senhora da Ajuda.
O cartaz das Festas teve ainda grandes nomes da música portuguesa como Miguel Ângelo e Tiago Bettencourt.
Fotos: Hugo Viegas
[metaslider id=4701]