CulturaGaleriaNotíciasPaísSociedade

Exposição: “Depois de beber, cada hum dá seu parecer” – servir bebidas na Casa Museu Guerra Junqueiro

A exposição “Depois de beber, cada hum dá seu parecer”- servir bebidas, integrada no II Ciclo da Arte da Mesa, inaugura esta quinta-feira, dia 17, às 18,00 horas, na Casa Museu Guerra Junqueiro.

Esta exposição mostra os recipientes utilizados no serviço de bebidas, uma vasta família de objetos na rica cultura material do ocidente ligada à alimentação, tendo como ponto de partida os vocabulários tipológicos onde se listam os diversos tipos deste importante grupo de objetos.

Da exposição faz parte um Dicionário Ilustrado, com entradas que vão de A a T, começando em Aquamanil e acabando em Talha. Não é um levantamento exaustivo, mas uma boa mostra da diversidade de formas e designações para o serviço das bebidas nas coleções portuenses.

Esta informação foi cruzada sobretudo com as Coleções Municipais do Porto, explorando as peças da autarquia depositadas no Museu Nacional de Soares dos Reis, na Casa Museu Guerra Junqueiro, no Museu Marta Ortigão Sampaio e nas Reservas Municipais (coleção Vitorino Ribeiro). Para além das coleções municipais, a exposição compõe-se ainda de peças cedidas por dois museus vizinhos da Casa Museu Guerra Junqueiro – a Fundação Maria Isabel Guerra Junqueiro e o Museu de Arte Sacra.

No mundo dos objetos de uso doméstico, nesta área, podemos encontrar recipientes para o consumo de bebidas, mas também objetos relativos ao seu serviço ou ao seu armazenamento.

Para além de apresentar um reportório de categorias de objetos para o serviço de bebidas, a exposição pretende ilustrar alguns casos emblemáticos no cerimonial que rodeia o ato de beber, tais como o copo coberto, o ‘serviço à francesa’ com o copo apresentado em salva, os aparadores das bebidas e os copos comunitários.

Um ciclo de palestras paralelas à exposição decorrerá na Casa Museu, às quintas-feiras, às 17,00 horas.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close