GaleriaPaís

Miragaia – o passado e o presente” na Casa do Infante

Uma exposição de desenhos e pinturas de Miragaia, obras de Artur Arcos que nasceu, viveu e morreu nesta freguesia da cidade, vai ser inaugurada na próxima sexta-feira, dia 8 de Janeiro, às 18h30, na Casa do Infante. Artur Arcos (1914-1987) dedicou muito do seu tempo a retratar pacientemente, através do desenho e da cor, os motivos característicos desta freguesia ribeirinha.

Este pintor popular, autodidata, iniciou a sua obra em 1959, com um painel de 9,20 metros de comprimento, uma vista panorâmica de Miragaia antiga que demorou treze anos a ser concluído.

Nos seus quarenta quadros traduziu ou interpretou velhos usos e costumes portuenses, com um fiel enquadramento de pormenores. Três dos seus quadros são dedicados a Tomás António Gonzaga, Almeida Garrett e Francisco Rocha Soares, personalidades oriundas de Miragaia.

O seu gosto por pintar e por Miragaia acompanhou-o até ao fim da vida, deixando o seu último quadro inacabado, uma pintura que representa a entrada do Rei D. João I pela Porta Nobre da cidade do Porto.

Exposição

Miragaia – o passado e o presente

Artur Arcos

Casa do Infante

Rua da Alfândega, 10 – Porto

Inauguração: 8 de janeiro, 18h30.

Até 14 de fevereiro.

Entrada livre.

Horário

Segunda a sexta: 9h30 às 17h00

Fim de semana: 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00

Encerra aos feriados

[metaslider id=5268]
Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close