GaleriaNotícias

Marés Vivas o festival mais “quente” dos últimos anos

Foi o festival mais “quente” dos últimos anos. Quente nas temperaturas, que rondavam os 30 graus, e pelo número de visitantes. Mais de 30 mil pessoas passaram,diariamente, pela 13.º edição do Festival Marés Vivas, que arrancou dia 14 e terminou ontem, dia 16.

O músico britânico Elton John foi o grande anfitrião do primeiro dia do festival, na Praia do Cabedelo, em Vila Nova de Gaia, onde recordou o seu mais recente álbum, “Wonderful Crazy Night”, editado em fevereiro.
Sir Elton John, apresentou-se, em palco, de cabelo muito loiro e com um fato preto e vermelho. Foi ao som do tema já de 1974, do álbum “Caribou”, ‘The Bitch is Back’, que chegou a ser proibido nas rádios dos Estados Unidos, que o responsável pelo êxito “Nikita” deu as boas vindas a várias gerações que se juntaram para ver o artista. Se uns saíram encantados com a presença do cantor, outros mostraram alguma desilusão. “Faltaram os seus êxitos, foi um espetáculo muito calmo”, desabafava Alexandra Cidália, que veio de Santa Maria da Feira para ver o artista.

Seguiu-se a canção ‘Bennie and the Jets’, ainda mais antiga, e ‘I Guess That’s Why They Call It The Blues’, lançada em 1983. Elton John assumiu o seu gosto pelo futebol e congratulou Portugal pela conquista do título europeu.

Antes desta figura incontornável da pop, subiu ao palco Kelis, que interpretou sucessos como “Milkshake”, “Accapella” ou Millionaire”. E a noite fechou em grande com a atuação dos lisboetas D.A.M.A.
No segundo dia, o destaque foi para James Bay. O cantor inglês trazia na bagagem o álbum de estreia “Chaos and the calm”, que lhe valeu o BRIT Award da crítica, em 2015. Antes dele, atuou o rapper português Dengaz e também Jimmy P, que mistura o hip hop com as sonoridades do reggae, da salsa e ainda do jazz.
Mais tarde, foi a vez dos Kodaline, quarteto irlandês, e Lost Frequencies, projeto de música house do belga Felix De Laet.

A banda britânica James encerrou o terceiro e último dia do Festival Marés Vivas. Com as margens do Rio Douro como companhia permanente, a banda, com mais de 30 anos de carreira, que se popularizou com temas como “She’s a Star” ou “Laid”, apresentou o seu 14.º álbum, “Girl At The End Of The World”, editado em março. Rui Veloso também passou pelo encerramento do festival.

“Principal festival do Norte”

O Festival Meo Marés Vivas distribui-se por 4 palcos. O Palco Santa Casa, o Palco Meo, considerado “o principal” uma vez que por lá passaram 13 artistas, entre os quais Beth Orton, Kelis, Kodaline, James, Rui Veloso e Elton John. O terceiro palco ao dispor foi o Palco Caixa, destinado aos artistas de comédia como Eduardo Madeira, António Raminhos, Francisco Menezes(…) e Moche Room destinado a vários djs.

O presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, tinha anunciado em conferência de impresa, dias antes do festival, o grande “esforço” em manter vivo um festival que considera ser o “principal festival do Norte”. Um “luta” que se traduz no apoio financeiro da câmara, numa comparticipação que ronda os 225 mil euros, um acréscimo de 25 mil euros relativamente a 2015.

A 15ª edição do Festival vai realizar-se nos dias 13, 14 e 15 de julho, de 2017. O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, assegurou que o festival regressa à zona do Cabedelo, sem garantir o local onde o mesmo se irá realizar.

Fotos: Hugo Viegas

[metaslider id=6572]
Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ 62 = 68

Close