Sociedade
The Yeatman conquista segunda Estrela Michelin
Depois da conquista da primeira Estrela Michelin, em 2011, o The Yeatman alcança agora o patamar exclusivo dos restaurantes com duas Estrelas Michelin. O Chef Ricardo Costa torna-se assim o segundo português a merecer este reconhecimento.
Para o Chef Ricardo Costa “É um importante reconhecimento para o The Yeatman e, acima de tudo, uma afirmação do Grande Porto como destino gastronómico de excelência. Deve-se ao esforço e dedicação de todos. À equipa do restaurante, que trabalha arduamente para que possamos oferecer sempre a melhor experiência, à direção do hotel, que nos apoia e incentiva a crescer, e a todos os que nos visitam, porque é para eles que trabalhamos e o seu feedback é essencial para continuarmos no caminho certo”.
Sobre o aumento das Estrelas Michelin atribuídas a Portugal, o Chef comenta “é uma afirmação da gastronomia portuguesa ao mais alto nível. O guia é muito influente a nível mundial e o aumento de Estrelas nacionais irá atrair o interesse de visitantes de todo o mundo”.
O restaurante gastronómico do The Yeatman, apenas aberto ao jantar, oferece uma experiência gastronómica que alia a gastronomia de assinatura com os melhores vinhos nacionais. A filosofia está bem vincada: os sabores portugueses, os produtos locais, trabalhados pela visão do Chefe Ricardo Costa, que recupera as memórias gastronómicas nacionais e confere-lhes uma abordagem contemporânea.
A par do restaurante gastronómico, o The Yeatman oferece agora uma outra proposta gastronómica. O restaurante The Orangerie, aberto ao almoço e jantar, apresenta um conceito mais informal, com opções à carta.
Ricardo Costa, natural de Aveiro, é Chef executivo do The Yeatman desde a abertura do hotel em 2010. Entusiasta da gastronomia portuguesa, a sua cozinha privilegia os produtos locais e os sabores tradicionais, com uma abordagem inovadora e contemporânea.
Sob a sua liderança, o restaurante do The Yeatman tem sido reconhecido com várias distinções: Boa Cama Boa Mesa, Garfo de Ouro – 2011, 2013, 2014, 2015 e 2016; e Boa Cama Boa Mesa Garfo de Platina – 2012 e Condé Nast Johansens, Best Dining Experience Europe & Mediterranean – 2015. A título individual, tem sido distinguido com importantes prémios como “Chef do Ano” (2009), pela conceituada revista portuguesa Wine, “Chefe de l’Avenir” (2012) pela Academia Internacional de Gastronomia, “Melhor Cozinheiro de Portugal” (2013), nos prémios Arco Atlântico Gastro, em Espanha. Foi membro do júri do programa Top Chef em Portugal, em 2012.
Fotos: DR
[metaslider id=7206]