Notícias

Papa Francisco já está no Santuário de Fátima

O Papa Francisco chegou a Portugal contavam os relógios poucos minutos depois das 16 horas desta sexta-feira para uma visita apostólica ao Santuário de Fátima, no âmbito do Centenário das Aparições, e durante a qual canonizará os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.
Depois de chegar a Fátima, onde milhares de pessoas o aguardavam em espaços que reservaram com muitas horas de antecedência, a Capelinha das Aparições será a primeira paragem de sua Santidade para o momento de oração, assinalando assim o início oficial das Peregrinações. Ali oferecerá a Rosa de Ouro ao templo mariano.

Será a terceira vez que o Santuário da Cova da Iria receberá esta distinção do Vaticano. Na capelinha, o Papa Francisco vai invocar a “Senhora da veste branca” e recordar que, há 100 anos, esta mostrou em Fátima os “desígnios da Misericórdia” de Deus. O Papa recolhe depois à Casa Nossa Senhora do Carmo, local onde ficará alojado e fará as suas refeições.

A noite de hoje será um dos pontos altos da visita do Papa Francisco pois preside ao terço e à procissão das velas, mas não fica para a missa da noite. Amanhã, dia 13, o Papa presidirá à missa solene, a principal razão da sua visita, dado ser este o momento em que Francisco e Jacinta serão canonizados. Mais tarde, almoça com os bispos, seguindo-se o regresso à base de Monte Real de onde regressa a Roma num voo da TAP. É a segunda vez que um Papa entra diretamente em Portugal, sem passar por Lisboa.

Francisco é o quarto Papa a visitar Fátima, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010). “Todos os Papas são especiais mas o Papa Francisco traz consigo uma projeção para além do povo católico, e uma projeção universal num momento difícil para a humanidade, com um apelo à paz, à fraternidade, portanto são muitas realidades somadas que tornam esta visita diferente das outras”, disse esta manhã Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas.

Reportagem em imagens:

[metaslider id=8195]
Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close