NotíciasVideos

VÍDEO: “Viva o Papa”!

Centenas de milhar de peregrinos despediram-se este sábado da Virgem Maria, no Santuário de Fátima, numa cerimónia de celebração do centenário das “aparições” e de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco. O Papa começou a sua visita a Fátima com um apelo à “concórdia entre todos os povos” e concelebrou a missa no altar do recinto que começou cerca das 10:00. Além de Francisco marcaram presença nas cerimonias oito cardeais, 71 bispos e cerca de 2 mil padres perante uma multidão de peregrinos que vieram de mais de 55 países de todo o mundo.

 

Um mar de lenços brancos marcou hoje o encerramento das celebrações religiosas de maio ao Santuário de Fátima. No recinto, à passagem do andor com a Virgem de Fátima, os peregrinos acenavam com lenços brancos, aplaudiam, eram lançadas pétalas de rosa, as cores das bandeiras de vários países destacavam-se e a frase repetia-se: “Viva o Papa”!

Os números revelados pelo Santuário de Fátima apontam para 28.535 peregrinos de 55 países diferentes que rumaram até à Cova da Iria em 406 peregrinações (grupos com mais de 10 elementos registados pelo serviço de peregrinos).

Segundo a Rádio Renascença (RR) a maioria dos peregrinos eram portugueses, mas os estrangeiros também marcaram presença. E em abundância. Polónia (1.286), França (1.106), Estados Unidos (1.063) e Espanha (1.037) lideram a lista das nacionalidades dos peregrinos estrangeiros que marcaram presença no segundo dia da visita papal. Durante as 23 horas e 43 minutos que o Papa Francisco esteve em Portugal, o Santuário de Fátima atingiu a sua lotação total, cerca de 500 mil pessoas (por dia).

Esta manhã assistiram à cerimónia de canonização de Jacinta e Francisco cerca de 500 mil fiéis, segundo uma estimativa do porta-voz da Santa Sé dada à agência noticiosa Efe, um número semelhante aos que recitaram o terço na sexta-feira à noite, anuncia a RR. Aos milhares de fieis juntaram-se ainda 400 convidados oficiais, bem como 350 doentes que receberam a bênção do Santo Padre.

Fotos: Hugo Viegas

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

61 − 51 =

Close