Economia
Catalonia Hotels & Resorts chega a Portugal pela mão da Lucios
A Catalonia Hotels & Resorts, uma das principais cadeias hoteleiras em Espanha, vai iniciar operações no mercado português já em 2020. A cidade do Porto foi a escolhida para esta estreia, na sequência de uma parceria inédia com a construtora Lucios, especialista em reabilitações urbanas.
O negócio afirma a nova estratégia da Lucios Engenharia e Construção para o setor imobiliário, com a introdução de um novo modelo de negócios assente em projetos “chave na mão”. Através deste conceito, a construtora portuguesa assegura todo o processo imobiliário, desde a aquisição do imóvel, a execução do projeto, licenciamento, construção, assessoria e consultoria.
De acordo com Filipe Azevedo, administrador da Lucios, “esta nova estratégia permite-nos adaptar às novas exigências do mercado, que regista atualmente uma grande procura por investidores estrangeiros. Através da conceção destes projetos chave na mão, podemos entregar ao cliente um serviço com valor acrescentado, garantindo, em simultâneo, que a sua entrada no mercado português é sustentável. O nosso objetivo é que esta nova área totalize 40% do volume de negócios da Lucios”.
O projeto representa um investimento de 14 milhões de euros da Catalonia Hotels & Resorts, que inclui, entre outros serviços, a aquisição de cinco imóveis da zona histórica do Porto (propriedade da Lucios) e trabalhos de reabilitação. As obras vão durar entre 18 a 24 meses, prevendo-se a inauguração em 2020.
Para Federico Holzmann, Diretor de Expensão da Catalonia Hotels & Resorts, “esta operação confirma a entrada da marca no nosso país vizinho, uma ambição antiga, onde continuamos à procura de novas oportunidades quer no Porto como em Lisboa. Ambas as cidades são destino de elevado interesse turístico e com um enorme potencial de rentabilidade, pelo que não poderiam estar fora da nossa atual política de expansão internacional”.
A primeira unidade da Catalonia Hotels & Resorts em Portugal vai contar com 86 quartos, jardim, piscina interior, SPA, salas de reuniões e outros serviços. O grupo conta atualmente com 68 hotéis localizados em 21 destinos: 56 hotéis na Espanha, dois em Bruxelas, um em Berlim, 8 resorts na região do Caribe (4 na República Dominicana e 4 no México) e um hotel urbano na cidade de Santo Domingo