Notícias

Conheça as canções do Festival da Canção 2024

A RTP divulgou os nomes dos intérpretes e as canções do festival, cuja final está agendada para 9 de março.

Há 60 anos, Portugal participava pela primeira vez no festival Eurovisão da Canção. António Calvário com “Oração” levava o nome do país a Copenhaga, na Dinamarca, ficando, assim, marcado como o primeiro representante português de sempre no mais longínquo e famoso programa musical do mundo. Em 2024, mais uma página desta história começou a ser escrita esta semana, com o anúncio dos nomes dos intérpretes e a divulgação das canções a concurso. Uma destas será a representante de Portugal no Eurofestival agendado para maio, na cidade sueca de Malmo.

O Festival da Canção irá compreender duas semifinais, com 10 canções cada, a 24 de fevereiro e 2 de março. As 6 canções mais votadas pelo público e júri de sala irão competir na final a 9 de março, apresentada por Filomena Cautela, Vasco Palmeirim e Inês Lopes Gonçalves. Os três espetáculos irão decorrer nos estúdios da RTP em Lisboa.

“Pela primeira vez, desde a reformulação do festival em 2017, todos os compositores vão a palco”, afirmou em conferência de imprensa Gonçalo Madail, da direção de programas da RTP, na qual foram apresentadas as 20 canções a concurso. Segundo este responsável, este ano há um “leque bastante mais jovem” de compositores e “não podia haver melhor mensagem para o futuro do festival”. Aos mais jovens Huca, Cristina Clara, Iolanda, João Borsch, Leo Middea, Mila Dores, Nena, Filipa, Mela, Rita Onofre ou Rita Rocha, juntam-se outros já com provas dadas e trabalhos editados na música, como Bispo, Buba Espinho, João Couto, Noble, No Maka, Silk Nobre e a consagrada Maria João. Mas, reza a história, nem sempre os artistas mais conhecidos são os que levam o caneco para casa!

Pode ouvir aqui as 20 canções a concurso no canal de Youtube da RTP.

Texto: N. Costa
Foto: RTP

 

 

 

 

 

 

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

53 − 50 =

Close