Sociedade

Ana Luísa Amaral leva poesia às reclusas de Santa Cruz do Bispo

Plano Municipal de Leitura tem várias iniciativas agendadas durante o mês de junho

Na biblioteca, no mercado ou atrás das grades, o subtil poder da palavra anda este mês à solta por Matosinhos. A segunda edição do Plano Municipal de Leitura, iniciada em março, tem várias iniciativas previstas para os próximos dias, com destaque para a sessão que, a 21 de junho, pelas 14h30, levará a poetisa Ana Luísa Amaral até ao Estabelecimento Prisional Feminino de Santa Cruz do Bispo.

Madrinha da Plano Municipal de Leitura e autora já distinguida por alguns dos mais importantes prémios literários nacionais, Ana Luísa Amaral estará à conversa com as reclusas e procurará levar a revoada das palavras para dentro dos muros da cadeia, procurando, deste modo, descentralizar a promoção do livro e da leitura em busca de públicos novos para o encanto, tantas vezes libertador, da poesia e da prosa.

Concebido para promover e disseminar os hábitos de leitura entre os matosinhenses de todas as faixas etárias e extratos sociais, o Plano Municipal de Leitura assume-se como uma estratégia integrada de promoção do livro e da leitura, incluindo um vasto conjunto de iniciativas. No dia 23, sábado, pelas 10h30, os declamadores Isaque Ferreira e João Rios levarão, por exemplo, a “Poesia Mal dita” aos comerciantes e clientes do Mercado Municipal de Matosinhos, animando a compra das sardinhas para a noite de São João com a inusitada presença da palavra dos poetas.

No dia 28, pelas 15 horas, será a vez de o diseur Alberto Serra realizar uma oficina de leitura e oralidade junto dos utentes da Associação Social e de Desenvolvimento de Guifões. No mesmo dia, mas pelas 21h30, no Museu da Quinta de Santiago, regressa o ciclo “Salvé a Língua de Camões”, desta vez dedicado ao texto teatral “Frankenstein, Fragmentos da Guerra”, do brasileiro Sérgio Roveri.

Também este mês, e em todos os dias úteis, a Biblioteca de São Mamede de Infesta acolhe, às 11 e às 15 horas, o “Avental contador de histórias”, uma iniciativa especialmente vocacionada para o público mais jovem, mas capaz de envolver participantes de todas as idades com as histórias de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Anke de Vries e Brigitte Luciani.

Foto: D.R.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close