Cultura

Arouca Film Festival com 42 filmes dos Estados Unidos à Rússia e ao Irão

De 19 a 23 de setembro

Depois de bater o seu recorde de inscrições em 16 edições, ao receber este ano 785 candidaturas, o Arouca Film Festival de 2018 está prestes arrancar e de 19 a 23 de setembro irá exibir nessa vila 42 obras por realizadores de 12 países.

Por: Alexandra Couto
Fotos: DR

A 16.ª edição do Arouca Film Festival decorre de 19 a 23 de setembro e terá em competição 42 obras dirigidas por cineastas de 12 países, em géneros cinematográficos tão distintos como ficção, animação, experimental e documentário.
João Rita é o diretor do evento enquanto presidente do Cineclube de Arouca, que promove a iniciativa, e revela que o certame deste ano se destaca por ter batido o recorde de inscrições na fase de pré-seleção, ao receber 785 candidaturas e registar assim um aumento de 102 propostas face à edição de 2017.
Uma vez selecionados os finalistas, a escolha recaiu sobre obras com produção em Portugal, Espanha, Brasil, França, Itália, Estados Unidos da América, Rússia, Irão, Quirguistão, Uzbequistão, Uruguai e México.
Outro aspeto de realce no Arouca Film Festival de 2018 é a sua reforçada aposta formativa. “Isso vai nortear toda a ação da organização do festival, porque a capacitação dos profissionais de cinema e de estudantes dessa e outras áreas será a nossa grande aliada para o fortalecimento, a expansão e o crescimento do festival”, explica João Rita.
Em todo o caso, o diretor do Arouca Film Festival garante que quem mais beneficiará com a oferta da presente edição será o público, na medida em que os espectadores terão acesso a “um programa competitivo muito forte, com o melhor da cinematografia nacional e estrangeira”.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close