Notícias

Albergaria-a-Velha: Serviço de apoio à idade maior vence concurso de ideias

A autarquia de Albergaria-a-Velha, no âmbito da Academia Empreende+, promoveu o Concurso de Ideias DESAFI@TE cujo vencedor foi o projeto “Serviços de Ocasião”, que preconiza a prestação de diferentes serviços a munícipes de idade maior, através de um veículo que se desloca a meios rurais na periferia do concelho.

A ideia foi desenvolvida pela turma 8.º C da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, orientada pela professora Manuela Ferreira. A cerimónia de entrega de prémios decorreu ontem no Cineteatro Alba.
O Concurso de Ideias DESAFI@TE tem como objetivo desafiar os estudantes do 3.º Ciclo a analisarem o seu território tendo por base clusters temáticos – fauna e flora; produtos endógenos; artes e ofícios – e a identificarem uma necessidade, para a qual propõem uma ideia criativa. Os 11 projetos apresentados no Cineteatro Alba incluíram propostas tão diversas como iguarias à base de mel, tintas sustentáveis feitas com plantas locais, uma caderneta de cromos com curiosidades sobre o Concelho ou uma APP para reaproveitar os excedentes das cantinas escolares e pequenos produtores locais, entre outras ideias.
Para Catarina Mendes, Vereadora da Educação: “É um orgulho ter um grupo tão grande a querer viver esta aventura do empreendedorismo”. No ano letivo 2022/2023, participaram neste projeto 11 turmas do 3.º Ciclo do Ensino Básico de 3 escolas do Concelho, totalizando 234 alunos e 11 docentes. “O Município quer que este desafio vos dê muitas aprendizagens para a vossa vida futura; que os vossos projetos não fiquem só no Cineteatro Alba – há que passá-los para a comunidade”, acrescentou Catarina Mendes.
O Júri do Concurso de Ideias DESAFI@TE foi constituído por cinco elementos: Carmo Ambrósio, do GAL Aveiro Norte; Eva Andrade, da uacoopera; Francisca Pais e Marina Moreira, ambas da IRIS; e Miguel Gonçalves, da GesEntrepreneur. À escola do projeto vencedor, foi atribuído um prémio de 1000 euros destinado à compra de material informático em estabelecimentos comerciais do concelho.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

− 1 = 7

Close