Breves

Município de Viana avança com requalificação da envolvente ao Navio Gil Eannes

A empreitada de requalificação da Frente Ribeirinha Poente – Envolvente ao Navio Gil Eannes, que integra o Plano de Pormenor da Frente Ribeirinha e Campo d’Agonia, arrancou hoje, num investimento da Câmara Municipal de cerca de 150 mil euros para valorizar o espaço em torno da estátua João Álvares Fagundes.
A obra integra arranjos exteriores frente ao navio Gil Eanes, com zona uma série de percursos para automóveis e peões, assim como a criação de extensas zonas verdes. O objetivo passa por ordenar o espaço público e qualificá-lo com a oferta de melhores zonas de fruição para o público, assim como criar uma faixa verde ordenada, paralela ao Rio Lima.
O arranjo urbanístico decorre na envolvente da escultura de homenagem ao navegador vianense João Alvares Fagundes, que sofre agora uma valorização urbanística e paisagística, dignificando ao mesmo tempo a escultura, que se encontra atualmente numa zona de estacionamento.
Neste espaço, a valorizar no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Viana do Castelo, vai ser colocado um memorial de homenagem aos pescadores da pesca do bacalhau. Para o Presidente da Câmara Municipal, com este terceiro elemento, é criado um “tríptico de homenagem” com o navegador responsável pela descoberta dos bancos de bacalhau da Terra Nova, o navio Gil Eannes que apoiou a frota bacalhoeira e o memorial aos pescadores.

Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close