Notícias

Autarca de Viana do Castelo apresentou em Bruxelas projeto de captação de talentos para o Alto Minho

O Presidente de Câmara Municipal de Viana do Castelo e Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, José Maria Costa, participou na Semana Europeia das Regiões e Cidades 2018, em Bruxelas, a convite da Associação Europeia de Agências de Desenvolvimento Regional, e integrou a mesa Estratégias de Desenvolvimento Local: Retenção e Atração de Talentos para as Regiões. O autarca apontou estratégias de desenvolvimento do Alto Minho, elencando o processo participativo de construção do Plano Estratégico para o Alto Minho 2020 e identificou também as ações de desenvolvimento local a cargo da ADRIL – Associação do Desenvolvimento Rural Integrado do Lima, ADERE MINHO – Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho e Grupo de Ação Costeiro (GAC) do Litoral Norte.
Nesta apresentação, o Presidente da Câmara realçou indicadores positivos no desenvolvimento, captação de investimento e também crescimento de turismo no Alto Minho, informando representantes da Comissão Europeia de um novo projeto que o Alto Minho pretende implementar nos próximos anos de fixação de novos talentos. O projeto Vital Regions vai envolver uma parceria ativa entre os 10 municípios do Alto Minho, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e empresas da região, através de mecanismos de acolhimento de jovens para a região, que envolvam a criação de emprego, habitação a custos controlados, bem como serviços de saúde, educação e outras facilidades.
Esta iniciativa foi bem acolhida pelas instâncias comunitárias, tendo suscitado um conjunto alargado de questões, bem como o interesse de regiões europeias em aceder ao projeto.
A Semana Europeia das Regiões e Cidades decorre até hoje e tem como principal finalidade debater o futuro da política de coesão e o próximo orçamento comunitário.
Participam neste encontro representantes de instituições europeias, representantes das regiões, Presidentes de Câmara, bem como diversas instituições ligadas a áreas de desenvolvimento regional, sistemas financeiros e agências de desenvolvimento.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close