Notícias

Nova praça de Matosinhos homenageia Guilherme Pinto e a indústria conserveira

Sábado, 26 de janeiro // 11 horas // Rua Sousa Aroso

“Esta é a grande praça que Matosinhos nunca teve e que, doravante, poderá ser um local privilegiado para o exercício da cidadania”. A frase é do ex-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, falecido há dois anos, e será recordada na nova praça que vai ser inaugurada no sábado, 26 de janeiro, pelas 11 horas, disponibilizando doravante uma área de fruição pública com 7.765 metros quadrados de área.
A Praça Guilherme Pinto, assim designada por deliberação do executivo municipal de 12 de janeiro de 2017, nasce num espaço delimitado pelas ruas Sousa Aroso, D. João e Brito e Cunha, sendo rematada a sul pela Broadway. Desenhada pela arquiteta municipal Luísa Valente, a praça integra o «Memorial às operárias e operários da indústria conserveira», um conjunto escultórico de grandes dimensões desenhado pelo escultor Ruy Anahory.
A obra-de-arte é constituída por um cardume de grandes peixes metálicos e pela homenagem às operárias e aos operários conserveiros, incluindo, no extremo sul, um elemento evocativo de uma chaminé, representando a fábrica onde o peixe era transformado, mas também as latas das conservas.
O piso da praça complementa o memorial, evocando as 54 empresas conserveiras que existiram em Matosinhos e que, durante décadas, dominaram a paisagem de Matosinhos-Sul, contribuindo decisivamente para a economia local e nacional, em estreita relação com o Porto de Leixões, que chegou a ser o maior porto sardinheiro do mundo. A unir os peixes há também um desenho em forma de rede, que pretende precisamente evocar as redes da pesca.
Imaginada por Guilherme Pinto como parte de um plano que prevê a construção de uma praça em cada uma das dez freguesias de Matosinhos, dotando-as de espaços conviviais e facilitadores do exercício da cidadania, a nova área representa um investimento de cerca de 890 mil euros, cofinanciado pelo FEDER através do programa comunitário Portugal2020/Norte 2020.
Também no sábado, mas pelas 21h30, a Praça Guilherme Pinto será palco de uma visita guiada pelo historiador Joel Cleto, que recordará a memória da indústria conserveira em Matosinhos.

Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ 23 = 26

Close