Sociedade

Viana do Castelo recebe I Encontro Temático da Casa das Ciências

Viana do Castelo acolhe, hoje e amanhã, o primeiro Encontro sobre o tema “A Água, um tema transversal” na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O evento, organizado pela Casa das Ciências – Fundação Belmiro de Azevedo, é um primeiro de uma série de encontros sobre temas de grande abrangência em que são propostas estratégias de atividades multidisciplinares para aprofundamento das aprendizagens em Física, Química, Biologia e Geologia.
O primeiro tema proposto é a ÁGUA, um tema que ocupa um espaço significativo nos programas das disciplinas científicas e cuja relevância para a sociedade é reconhecido. As alterações climáticas e a urbanização do nosso modo de vida, exigem novas estratégias de utilização e de reutilização. Estes temas, para além da sua abordagem em cada uma das disciplinas científicas, justificam um tratamento articulado realizado pelos diferentes docentes em coordenação e com uma abordagem multidisciplinar flexível, resultante do contexto real das aprendizagens.
Na sessão de abertura, marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Rui Teixeira (Presidente do IPVC) e José Ferreira Gomes (EDULOG). Com limite de 150 participantes, o evento integra uma uma saída de campo, das 9 às 19h, para visitar a ETAR e o Geoparque litoral de Viana do Castelo, a DS Smith Paper Viana em Deocriste, a Escola Superior Agrária do IPVC em Ponte de Lima, as Termas do Peso e o Solar do Alvarinho em Melgaço.
Nestes encontros, a Casa das Ciências dará um sólido enquadramento destes grandes problemas da nossa sociedade mas irá também apresentar propostas muito concretas de estratégias multidisciplinares do que poderão ser projetos de envolvimento da turma num tratamento aprofundado na perspetiva das disciplinas científicas. As workshops procurarão sempre uma natureza multidisciplinar, num formato que seja transferível para cada sala de aula.

Fotos: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close