Desporto

Campeonato Europeu de Laser traz os melhores velejadores ao Porto

Os melhores velejadores do mundo da classe olímpica Laser têm encontro marcado nas águas da Frente Atlântica, entre 18 a 25 de maio. Estão para já inscritas 320 embarcações de 53 nacionalidades. Portugal vai estar representado com 35 velejadores.
Os municípios do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia voltam a juntar-se num projeto desportivo internacional comum. O Campeonato Europeu de Laser 2019 será disputado nas águas da Frente Atlântica, de 18 a 25 de maio, e tem já confirmada a presença de 23 dos 25 principais velejadores a nível mundial. Portugal estará representado com 35 competidores, distribuídos pelas três principais classes em disputa: Laser Standard (seniores masculinos), Laser Radial (seniores femininos) e Laser Radial Open (todas as idades e géneros).
Além de atribuir o título europeu em cada uma destas classes, a prova serve de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.
A competição foi apresentada esta quinta-feira, dia 11 de abril, em conferência de imprensa realizada na Foz do Douro. Na sua intervenção, o presidente da Câmara do Porto salientou que a vela tem sido “emblemática” para as iniciativas da Frente Atlântica, porque “junta o oceano e o rio que nos une a todos e tem sido sempre uma das nossas vocações no plano desportivo”.
Rui Moreira, que assume este desporto como o seu favorito e foi, aliás, um dos primeiros velejadores Laser em território nacional, enfatizou que a Frente Atlântica não tem custos para o erário público. “Conseguimos fazer uma associação sem custos, não tem orçamento, não tem funcionários, não custa um tostão. Baseia-se apenas numa boa colaboração entre os três municípios, usando as estruturas que temos”, referiu.
Por sua vez, Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos, recordou que faz precisamente quatro anos que os três municípios apresentaram uma iniciativa internacional conjunta: o Campeonato Europeu de 49er Porto. “Tal como quem está a velejar no mar não conhece fronteiras, a Frente Atlântica segue esse princípio do ponto de vista político: não encontramos fronteiras quando se trata de valorizar os nossos três municípios”, disse a autarca.
Luís Pedro Martins, presidente da entidade de Turismo do Porto e Norte, referiu que, numa região que só no ano passado recebeu 4,3 milhões de turistas, a “promoção é feita muito à base dos conteúdos que temos de oferecer” e que devem ser “diversificados”.

Porto Lazer

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close