Sociedade

Está a chegar a noite mais longa do ano!

Porto prepara-se para celebrar o São João

Tal como já é habitual na cidade do porto o mês de junho é sinónimo de São João.
Este ano não é excepção e até 24 de junho a cidade celebra aquele que é o seu santo mais popular. Jorge Palma, Marta Pereira da Costa, Gospel Collective, Bezegol e João Gil, acompanhado pelos Ala dos Namorados, Ana Bacalhau, Carlão, João Pedro Pais e Tim são alguns dos nomes que se vão juntar à festa e que prometem animar aqueles que já são considerados os dias mais longos do ano.
Por esta altura, na invicta, já se sente no ar o cheiro a sardinha assada e já se podem comprar os primeiros manjericos. As cascatas de São João (iniciativa promovida pela câmara municipal) já estão a concurso e as 34 construções, criadas por moradores do concelho, já podem ser apreciadas por todos.
Assim, e ao longo de todo o mês, celebra-se o santo mas quem arranca “oficialmente” as celebrações é a já tradicional arruada de ranchos pela cidade e os já famosos bailes e concertos pelas variadas freguesias como Fontainhas, Miragaia ou Cordoaria.
Depois, e já na véspera do grande dia, chegam aos aliados, a partir das 18.00 horas, as Rusgas de São João. De seguida, pelas 22:00 de dia 22 chega ao centro da invicta um dos maiores nomes da canção portuguesa e Jorge Palma leva aos portuenses temas como “Encosta-te a mim” ou “Frágil”.
A grande noite de domingo concretiza-se por entre tradições. Com martelos e martelinhos, alho porro, manjericos, sardinha assada, balões e o fogo de artifício na ribeira. Neste dia pela cidade existirão mais de dez palcos com propostas musicais para todos os gostos e feitios e, a partir das 22:00, as atenções voltam-se novamente para a avenida dos aliados. No palco onde no dia anterior esteve Jorge Palma está, desta vez Marta Pereira da Costa num concerto improvável de estreia com o seu quinteto. Fado, jazz e chorinho brasileiro serão os estilos explorados pela artista que sobe a palco acompanhada pelo coro Gospel Collective e pelo cantor portuense Bezegol .
Depois da meia noite é a vez deJoão Gil mostrar o ar da sua graça. Acompanhado pelos Ala dos Namorados, Ana Bacalhau, Carlão, João Pedro Pais e Tim recorda temas como “Saudade” ou “Postal dos Correios” ou “Solta-se o Beijo”.
O dia de feriado municipal, 24 de junho, também não passa indiferente e a festa termina com o já habitual concerto de música clássica na avenida, pelas 16.00 e, à mesma hora, a ribeira recebe a 36ª edição da já  tradicional regata de barcos rabelo no rio Douro, onde este ano se junta 18 embarcações que farão o percurso desde o Cabedelo até à ponte Luiz I.
Texto: Denise Pessoa

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close