GaleriaPaís

17 de Novembro, Dia Mundial da Prematuridade 2014

A efeméride vai ser assinalada em Gaia, Guimarães, Lisboa e Funchal. A prematuridade é um assunto que tem vindo marcar a ordem dos últimos dias em Portugal: lá longe, no Dubai, mas acompanhada de perto através dos canais televisivos, serviços radiofónicos, pelos periódicos, na web e com forte impacto nas redes sociais, há uma família que, em conjunto com uma equipa de saúde, anseia e luta pela sobrevivência de uma bebé prematura.
O enquadramento precedente legitima a comemoração do Dia Mundial da Prematuridade, que decorrerá no próximo dia 17 de Novembro. A Associação Pais Prematuros, em parceria com a Câmara Municipal de Gaia, que conta também para o efeito com a colaboração do Centro Hospitalar de Gaia, vai promover um conjunto de iniciativas que visam uma maior sensibilização por parte dos pais de crianças prematuras, sem descurar uma chamada de atenção à população em geral para a problemática da prematuridade.
De entre as ações que o programa da iniciativa contempla para o dia 17, há uma visita por parte do Presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, às instalações da Unidade de Neonatologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia – CHVNG, uma largada de balões e um lanche convívio com os familiares de bebés internados. Numa trilogia luminosa, o edifício dos Paços do Concelho, e o Mosteiro da Serra do Pilar ficarão unidos pela mesma cor simbólica: todos ‘vão dar à luz’… o roxo, a partir das 19h00.
Cerca das 21h00 decorrerá, no magnífico espaço do Convento Corpus Christi, junto ao Douro, um conjunto de palestras cujos oradores são profissionais de saúde com experiência nesta área e que desenvolvem o seu trabalho em diferentes unidades hospitalares. Uma sessão que contará ainda com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vitor Rodrigues e da Presidente da Associação Pais Prematuros, Marta Vinhas.
A partir do dia 18 e até 22 de Novembro estará patente, no átrio da Câmara Municipal, a mostra fotográfica “Olhar a Prematuridade” e cuja inauguração decorre às 18h00, de terça-feira. A referida exposição, possui uma forte componente didática e pretende através da arte, no caso pela via da imagem fotográfica, bem como pelos materiais utilizados numa Unidade de Cuidados Neonatais, transmitir ao público ao público o ambiente vivido na primeira casa destes bebés tão especiais.
No decurso da exposição, e face à sua importância pedagógica, será possível dar a conhecer o percurso da Associação Pais Prematuros, na sua missão de apoio às famílias de crianças nascidas prematuramente. No período descrito correspondente à Semana da Prematuridade a mostra estará disponível para visitas guiadas, tendo como alvo o público escolar.

O Parque Biológico de Gaia acolherá o encerramento das comemorações, enquanto local privilegiado de convívio, no dia 22 de Novembro.

As comemorações da efeméride, para além de Vila Nova de Gaia, terão lugar no Funchal, em Lisboa e Guimarães (neste caso é uma parceria entre a Pais Prematuros e o Grupo Ser Prematuro).

Deve relevar-se que a Associação Pais Prematuros (APP) tem como missão prestar apoio aos pais e familiares de bebés prematuros durante o internamento nos serviços de neonatologia das diversas unidades de saúde, bem como acompanhar o desenvolvimento global destas crianças nos primeiros anos de vida.

Tem ainda como finalidade sensibilizar a comunidade política, científica e a população em geral para a prematuridade, divulgando e promovendo a discussão desta temática, no sentido de encontrar soluções de compromisso para satisfazer as necessidades básicas existentes.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close