Cultura

Curta-metragem de Leonor Teles em competição no Festival de Cinema de Veneza

"Cães que Ladram aos Pássaros", filme realizado por Leonor Teles no âmbito do programa municipal Cultura em Expansão, foi selecionado para a competição de curtas-metragens do Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Considerado o mais antigo do mundo, e um dos mais importantes eventos internacionais de cinema – juntamente com os festivais de Cannes e Berlim – o Festival de Veneza apresenta este ano a sua 76.ª edição, a decorrer entre 28 de agosto e 7 de setembro. O filme de Leonor Teles terá em Veneza a sua estreia mundial, na secção competitiva para curtas-metragens Orizzonti, que integra 13 filmes, representativos das “mais recentes tendências estéticas do cinema internacional”.
O filme resultou de um convite efetuado pela Câmara do Porto a Leonor Teles para a edição de 2018 do Cultura em Expansão, tendo sido nos anos anteriores convidados Salomé Lamas (2016) e João Salaviza (2017), que realizaram, respetivamente, “Ubi Sunt” e “Russa”. Os dois filmes têm sido apresentados em inúmeros festivais internacionais de cinema, e “Russa” de Salaviza integrou a competição de curtas-metragens do Festival de Berlim em 2018.
Leonor Teles passou parte do ano anterior em residência artística no Porto, onde desenvolveu o projeto cinematográfico a partir dos lugares, das pessoas e das narrativas da cidade. Durante este período conheceu a família Gil, principal inspiração para esta curta-metragem, que mistura elementos documentais e ficcionais e onde os “atores” se representam a si próprios – a personagem central do filme é Vicente Gil, jovem portuense que vive com expectativa os primeiros dias de férias e o começo de uma vida nova.
Leonor Teles tem sido galardoada com vários prémios pelos seus filmes “Balada de um Batráquio” e “Terra Franca”, em festivais nacionais e internacionais, como o Prix International de la Scam do Festival Cinéma du Réel em Paris em 2018 ou o Urso de Ouro em Berlim para melhor curta-metragem em 2016.
Foto:DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close