Desporto
Volta a Portugal regressa ao Porto 30 anos depois
Na edição deste ano, a Volta a Portugal em bicicleta vai terminar com um contra-relógio entre Vila Nova de Gaia e o Porto.
6 de agosto 2019

Está na estrada a 81.ª edição da Volta a Portugal, que vai percorrer em bicicleta, até 11 de agosto, 1.531 quilómetros, repartidos entre Viseu e o Porto.
Após 10 dias de competição (que contempla 1 dia de descanso, a 6 de agosto), o contrarrelógio de Vila Nova de Gaia -Porto, colocado estrategicamente no último dia de prova, constitui uma das etapas mais importantes da corrida, segundo a organização da prova.
O pelotão vai enfrentar nos derradeiros quilómetros um contrarrelógio com vista para o Douro e passagem na Ponte do Infante. Os ciclistas terão de percorrer 19,5 quilómetros entre Vila Nova de Gaia e o Porto antes cortarem a meta na instalada na principal sala de visitas da cidade: a Avenida dos Aliados.
A etapa final, a 10.ª da prova,segundo avança a Porto Lazer tem passagens por Canidelo/Santa Marinha/Coimbrões/Avenida da República/Santo Ovídio/Ponte do Infante/Largo de Soares dos Reis/Freixo/Marginal/Túnel da Ribeira/São Bento/Clérigos/Aliados. Serão quase 20 quilómetros com trajetos de diferentes características.
Na historia da Volta, o Porto marcou presença em 141 etapas, das quais 70 foram chegadas e oito delas tiveram o selo de Grande Final da prova. Em 1989, na 51.ª edição, foi aqui coroado pela última vez o Rei da Volta – Joaquim Gomes, atual diretor da prova – numa etapa também discutida em sistema de contrarrelógio individual com início em Matosinhos e um traçado de 21,5 quilómetros, refere a Porto Lazer.