Sociedade

“Banhos S. Jorge” um oásis na Viagem Medieval

Trata-se de um dos maiores eventos festivos de Portugal. A Viagem Medieval em Santa Maria da Feira há muito que proporciona aos visitantes um refúgio perfeito para recuperar o equilíbrio físico emocional, do corre-corre do dia a dia. Na renovada Quinta do Castelo, numa área verde composta por um gigante lago, grutas artificiais um oásis perfeito para poder regressar ao passado e reviver os tempos de impérios termais.
Neste recanto mágico à parte da Viagem Medieval, existem tendas onde é possível experimentar aquilo que foram os banhos públicos medievais. Em muitas delas é mesmo possível relaxar o corpo, pisar as pedras enquanto as pernas recebem jatos de água pulverizada.
Perante este ambiente de placidez natural, as Termas S. Jorge retratam as práticas ancestrais do termalismo e os visitantes do evento são convidados a sentir o prazer dos banhos pulverizados e da aplicação de unguentos, ao som de melodias de harpa e performances de dança.
E, nesta edição, inspirada pelo reinado de D. Fernando, as Termas de S. Jorge dão mote à criação artística com a apresentação de dois espetáculos de bailado, que se repetem a cada 30 minutos, dando a oportunidade a todos os visitantes de assistirem aos mesmos, durante a sua experiência neste espaço temático.
Durante o horário diurno, o bailado: “Os Rituais do Banho de Dona Leonor” transporta os visitantes para tempos, onde Reis e Rainhas curavam suas maleitas em águas milagrosas.
Ao pôr do sol, inicia-se as “Inconstâncias de D. Fernando” retratando o perfil de Rei, que transportado por um sonho que oscila entre delírios e façanhas, divaga entre duas faces disputando entre si o seu poder.
Nesta paragem de roteiro os visitantes são ainda convidados ao descanso e à retemperação de energias. Aqui, promete-se conquistar o público com experiências de bem-estar perante a contemplação de toda a beleza do espaço, onde se poderá também tomar um chá aromático e de desfrutar de uma caminhada pela Quinta.
Esta recriação histórica dinamizada pelas Termas S. Jorge pretende valorizar a atividade termal, comprovando a sua importância ao longo dos tempos. Desde remotos tempos, que as águas minerais naturais aplicam-se na cura de diversas maleitas. Se, em outras épocas, eram consideradas milagrosas e divinas, atualmente, os seus efeitos terapêuticos estão cientificamente comprovados e reconhecidos internacionalmente.

Tags
Show More

Related Articles

2 Comments

  1. Este espaço é o melhor da Viagem Medieval. A paz, serenidade, silencio deixam-me cheia de energias e apaixonada pelo espaço. È como dizem um verdadeiro oásis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close