Cultura

Festa volta à aldeia de Arroios, arredores de Vila Real, a 24 de agosto

A XI edição do Projeto Capella vai trazer à aldeia de Arroios o coro Tordilhões, dirigido pelo compositor Fernando Lapa, nome cimeiro da cultura portuguesa. A festa está de regresso ao bonito largo da capela barroca vila-realense. Além da música, haverá venda de produtos hortícolas de Arroios, Tomate Coração de Boi incluído, de livros, vinhos, doces e compotas, artesanato e muitos petiscos – entre outros, porco no espeto.

Cultura e música, produtos da horta e petiscos regressam ao largo da capela barroca da bonita aldeia de Arroios sábado, dia 24 de agosto, dando corpo à festa que tem atraído locais e visitantes em número crescente. Na sua XI edição, a iniciativa conta este ano com a presença do coro Tordilhões, com um concerto À Capella, e com a já habitual animação de rua, com acordeão e bombos.
O coro vai atuar na Capela de Arroios a partir das 16h30 e será dirigido por Fernando Lapa, autor de vasta obra de composição, desde música sinfónica à ópera e concerto, passando pela música coral e de câmara. Natural de Vila Real, este nome cimeiro da cultura portuguesa é também professor no Conservatório de Música do Porto, na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo e autor de crítica musical.
Outra estrela da festa será o Tomate Coração de Boi do Douro. Pelas 17h30 regressa o “Pecado da Gula à Capella”, também na capela da aldeia, com prova de tomate, azeite e flor de sal, iniciativa a ser conduzida por Francisco Pavão (especialista em azeite) e Jorge Raiado (Salmarim).
O momento está integrado na IV edição do Concurso do Tomate Coração de Boi do Douro, iniciativa que visa promover os produtos de excelência da região, nomeadamente o tomate, que encontra no Douro excelentes condições para o seu amadurecimento.
Segue-se, pelas 18h00, o Mercadinho da Capela, no largo da aldeia. Além dos produtos hortícolas de Arroios, Tomate Coração de Boi incluído, o mercadinho conta com a venda de livros, vinhos, doces e compotas, artesanato e flores. Como não podia falhar num mercado com espirito de festa, haverá ainda música e petiscos – entre outros, porco no espeto, revertendo o valor angariado na venda das sandes para os Bombeiros Voluntários da Cruz Verde, Vila Real.
À semelhança da edição anterior, a organização assegura transfer permanente a partir do parque de estacionamento da Quinta do Paço.
O Projeto Capella tem levado à bela praça da capela de Arroios a arte e a cultura. É uma iniciativa de desenvolvimento e ação social local organizada pelo alltodouro, projeto de animação turística e cultural desenvolvido pela Greengrape. Conta com o apoio especial da Junta de Freguesia de Arroios e com a parceria do Teatro Municipal/Câmara Municipal de Vila Real e da Estalagem Quinta do Paço.
Imóvel de estilo Barroco, classificado como Monumento de Interesse Público desde 1993, a Capela de Arroios marca fortemente o largo comunitário envolvente e constitui o elemento físico em torno do qual se realizam os mercadinhos e os momentos culturais, que cruzam disciplinas artísticas como o teatro, a música, poesia, pintura, escultura, realizadas quer por artistas convidados, quer por pessoas da terra.
Sítio ainda escondido dos olhares dos turistas, a Capela de Arroios, com o seu largo constituído por casas de granito, surpreende o visitante e afirma-se no contexto do Douro Património Mundial.

Foto: Paulo Pereira

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close