SociedadeVideos

Vídeo: Milhares de pessoas no Senhor de Matosinhos

É uma das maiores e mais antigas romarias do país. No dia 11 de junho, dia do feriado municipal, o momento alto será a realização da Eucaristia Solene da Festa do Bom Jesus de Matosinhos, presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Até 16 de junho, uma das maiores romarias do país cruza a dimensão religiosa com a cultura popular, a animação e as artes contemporâneas, reunindo este ano o primeiro Congresso Internacional Senhor de Matosinhos que decorrerá nos Paços do Concelho, entre os dias 11 e 13 de junho.
O grande atrativo da romaria é a devoção ao Senhor de Matosinhos que reúne todos os anos milhares de pessoas numa festividade que três semanas da festividade, no centro de Matosinhos. No dia 11 de junho, dia do feriado municipal, o momento alto será a realização da Eucaristia Solene da Festa do Bom Jesus de Matosinhos, presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda.
Da parte da tarde, destaque para o lançamento do livro “Senhor de Matosinhos- Lendas, História e Património”, da autoria de Joel Cleto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Aliás, a propósito da devoção ao Senhor de Matosinhos e da sua importância no mundo, a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu organizar este ano o 1º Congresso Internacional do Senhor de Matosinhos. De 11 a 13 de junho, investigadores, docentes, historiadores, arquitetos, religiosos, nacionais e estrangeiros, participam em diversas palestras.
Paralelamente à programação religiosa, há muito para ver, ouvir e visitar.
A olaria é uma arte tradicional cuja evolução se cruza com as Festas do Senhor de Matosinhos, marcando presença há mais de 200 anos na Feira da Louça.
À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal de Matosinhos dá uma especial atenção à olaria e à cerâmica, dedicando-lhe uma exposição integrada no programa da romaria.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close