Saúde

Morreu José Guimarães dos Santos, primeiro presidente do IPO do Porto

Cirurgião oncológico tinha 85 anos

O cirurgião oncológico José Guimarães dos Santos morreu esta sexta-feira, aos 85 anos. Nascido em S. João de Vêr, concelho de Santa Maria da Feira, foi o fundador e primeiro presidente do Instituto Português de Oncologia do Porto, e ao que se sabe terá morrido de causas naturais.
O médico foi homenageado em 2018 pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, onde recebeu o Prémio Nacional de Oncologia da LPCC – Artur Santos Silva.
José Guimarães dos Santos foi também um dos principais impulsionadores dos grupos de estudo do Cancro da Mama, do Cancro Ginecológico, do Cancro Digestivo e ainda presidente da European Surgical Society of Oncology. O cirurgião destacou-se ainda como um dos fundadores da Federação Mundial das Sociedades de Oncologia Cirúrgica.
O funeral realiza-se no próximo domingo, 2 de fevereiro, pelas 11h00, na Capela Mortuária de S. João da Ver, seguindo para a Igreja onde será celebrada missa de corpo presente. Findas as cerimónias religiosas irá ser sepultado no jazigo de família no cemitério local.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close