Breves

Bebés prematuros recebem apoio médico em casa

Em parceria com o Município de Santa Maria da Feira, a Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga está a implementar um programa de apoio médico em casa de famílias com bebés prematuros, evitando as arriscadas deslocações de recém-nascidos ao hospital. São feitas consultas médicas, de enfermagem e exames “de rotina”, além de análises clínicas, ecografias e ecocardiogramas.

Quando uma criança nasce antes do tempo, nasce também uma família antes do tempo, sem rede. Vulneráveis e frágeis, os bebés prematuros necessitam de todo o cuidado durante o internamento. Já em casa, os pais enfrentam os desafios de organização e adaptação do dia a dia à medicação e vigilância necessárias. A exigência de cuidados obriga a um acompanhamento permanente, quer da família, quer da equipa médica. Com este atendimento feito à medida, os pais sentem-se mais tranquilos e seguros no ato de cuidar, em parceria com a equipa médica.

Cuidados Neonatais em Casa é um programa de consultas médicas e realização de exames no domicílio de bebés nascidos prematuros (abaixo das 35 semanas) e recém-nascidos em situação de risco social.

Face aos fatores de risco associados à prematuridade (problemas respiratórios, infeções, entre outros), Cuidados Neonatais em Casa é um programa inovador no concelho de Santa Maria da Feira que contribui para a melhoria e humanização dos cuidados de saúde prestados a esta população tão frágil e vulnerável: diminuição do stress e ansiedade provocados pelas deslocações ao hospital, deteção precoce de infeções e acompanhamento dos pais para promoção dos cuidados de saúde de recém-nascidos com prematuridade, segurança, vacinação, desenvolvimento infantil e vinculação parental.

O programa envolve um investimento superior a 75 000 euros até final de 2025 e será articulado com a Rede Concelhia de Cuidados de Saúde Primários. Além do equipamento médico portátil, as equipas médicas dispõem de uma viatura elétrica para as deslocações e computadores para apoio às consultas domiciliárias.

Desenvolvido pela Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga (ULSEDV), em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o programa Cuidados Neonatais em Casa está enquadrado no Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas da AMP Sul através do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close