Breves

Profissionais de saúde do Hospital de Ovar homenageados em dia de aniversário da unidade  

Os profissionais de saúde do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) foram homenageados esta quarta-feira pelo “dedicado, competente e humanista desempenho” durante o combate à pandemia da Covid-19, numa cerimónia que marcou as comemorações do 54º aniversário da unidade.
Fostes os mais lídimos representantes de um Serviço Nacional de Saúde, tantas vezes mal tratado e incompreendido e, de forma corajosa e abnegada, tendes estado na linha da frente de um dos maiores desafios da história contemporânea, inspirando todos os concidadãos da região para um esforço coletivo e necessário no combate à pandemia Covid-19”, disse Carlos Pinto Ribeiro, presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Ovar (LAHO), instituição que quis perpetuar o momento com o descerramento de uma placa de homenagem aos trabalhadores e a plantação de uma oliveira no jardim.
Para o presidente do conselho diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, a iniciativa reveste-se de “um significado especial” e que “em boa hora a LAHO – associando-se às comemorações do aniversário da instituição – soube reconhecer o papel dos nossos profissionais”.
Agradeço o trabalho diário desenvolvido por cada um de vós, sendo para mim um orgulho enorme fazer parte desta família”, vincou.
Também o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, destacou o trabalho desenvolvido pelo HFZ-Ovar e “o sentido de comunidade” manifestado pelos seus colaboradores durante o período crítico que vivemos.
Temos um hospital que nos orgulha e, por isso, estamos e estaremos sempre prontos para defender e apoiar um serviço de saúde de qualidade”, fez questão de salientar o autarca.
Inaugurado a 24 de junho de 1966 pelo então Presidente da República, Américo Tomás, o edifício começou a ser construído em 1958 com a finalidade de assegurar na sua sub-região a assistência médica e cirúrgica que os seus meios lhe permitissem.
Presta assistência direta à população do município de Ovar e concelhos limítrofes, abrangendo uma população de cerca de 60.000 habitantes.
O equipamento é constituído por um edifício principal de quatro pisos (rés-do-chão, primeiro, segundo e terceiro andares) e por um conjunto satélite de cinco pequenos edifícios.
O HFZ-Ovar é uma unidade hospitalar classificada como Hospital Distrital de Nível I, desde 17 de fevereiro de 1983.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close