Lazer
Conheça os mais belos miradouros do Norte com o José Manuel Monteiro
Miradouro de São Leonardo da Galafura, no concelho de Peso da Régua
Um dos locais / miradouros mais fascinantes e enigmáticos que conheci é o Miradouro de São Leonardo da Galafura, no concelho de Peso da Régua, em pleno coração do Alto Douro vinhateiro.
Dali é possível ver o Douro em todo o seu esplendor. As vinhas, em socalcos esculpidas pela mão do homem numa terra íngreme onde muros de xisto suportam alas de videiras carregadas com cachos de uva.
E bem lá no fundo corre, com todo o seu charme, o rio Douro, em águas serenas quase como que a sussurrar e a beijar as margens.
Esta paisagem é de cortar a respiração. Ninguém fica indiferente à sua beleza e magnitude.
Miguel Torga, descreve toda a região como sendo “O Reino Maravilhoso”. Era um frequentador assíduo deste miradouro, tendo o local inspirado para alguns dos seus mais belos poemas. De resto, Miguel Torga, fez a este local uma bela homenagem, escrevendo um poema que pode encontrar nuns azulejos cravados numa das paredes da capela erigida naquele local.
Este espaço começa a ser já muito frequentado por turistas e utilizado por grupos de amigos e familiares que aproveitam para ali passar uma tarde.
Sugiro que visite este local nas estações intermédias (primavera ou outono) pois no verão é muito quente e no inverno muito frio.
Se puder, fique até ao final da tarde para ver um maravilhoso pôr-do-sol.
A viagem entre o centro da Régua e o miradouro, é feita uma estrada com várias curvas e contra-curvas, mas vale bem a pena o esforço.
No local apenas tem, a poucos metros, um café / restaurante, onde pode apreciar, entre outras iguarias, um delicioso cabrito assado.
Deixo-lhe agora as coordenadas.
Se vai do Porto, apanhe a A4, saia em Amarante e utilize a estada nacional 101. O percurso é mais curto mas mais demorado mas vale bem a pena porque vai sentir-se tentado a parar várias vezes o carro. Especialmente na descida para Mesão Frio e depois para a Régua.
Pode também utilizar a auto-estrada A24, sair em Peso da Régua e depois seguir as placas “São Leonardo da Galafura”.
Pode utilizar o comboio da linha do Douro, deve sair na estação de Peso da Régua e depois alugar um carro ou utilizar um táxi. O miradouro fica a cerca de 20 km do centro.
São Leonardo de Galafura
À proa dum navio de penedos,
A navegar num doce mar de mosto,
Capitão no seu posto
De comando,
S. Leonardo vai sulcando
As ondas
Da eternidade,
Sem pressa de chegar ao seu destino.
Ancorado e feliz no cais humano,
É num antecipado desengano
Que ruma em drecção ao cais divino.
Lá não terá socalcos
Nem vinhedos
Na menina dos olhos deslumbrados;
Doiros desaguados
Serão charcos de luz
Envelhecida;
Rasos, todos os montes
Deixarão prolongar os horizontes
Até onde se extinga a cor da vida.
Por isso, é devagar que se aproxima
Da bem-aventurança.
É lentamente que o rabelo avança
Debaixo dos seus pés de marinheiro.
E cada hora a mais que gasta no caminho
É um sorvo a mais de cheiro
A terra e a rosmaninho!
Miguel Torga