Breves

Albergaria-a-Velha: Concerto de Natal pela Orquestra Filarmonia das Beiras

A Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha vai ser palco do já tradicional Concerto de Natal pela Orquestra Filarmonia das Beiras este domingo, dia 10, pelas 18h00.

No espetáculo, de entrada livre, os músicos vão interpretar três obras de conceituados compositores – “An American in Paris”, de George Gerschwin; “Concerto para Violino e Orquestra”, de Frederick Delius e “Gloria”, de Francis Poulenc.

«Poder-se-ia dizer que este programa de concerto começa com “An American in Paris” e acaba com un Parisien en Amérique, pois, enquanto a obra de Georg Gershwin foi composta a partir das experiências que o compositor americano viveu na capital francesa, o “Gloria” de Francis Poulenc resultou da encomenda de uma fundação ligada à orquestra de Boston, podendo ser considerado como sendo a culminação da sua excelente relação com os Estados Unidos da América», refere o maestro Vasco Negreiros, que irá dirigir a Orquestra Filarmonia das Beiras no concerto em Albergaria-a-Velha.

Entre estas duas expressões de bem-estar na vida de Gershwin e Poulenc, medeia o programa uma obra mais introspetiva e comovente, também nascida da relação entre um europeu e os EUA, mas, desta feita, de um cariz muito distinto. Frederick Delius nasceu no Reino Unido, no seio de uma família alemã, e a sua vida foi marcada por uma relação inter-relacional proibida, tendo tido um filho com uma mulher negra. O seu concerto para violino, único instrumento de que dispunha na quinta californiana, contém muitas referências musicais afro-americanas, certamente devido à sua história pessoal.

A Orquestra Filarmonia das Beiras vai ser acompanhada pela Orquestra Sinfónica e pelo Coro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Como convidados, Kinga Switaj, no violino, e a soprano Isabel Alcobia.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close