Breves

Celebrar S. Salvador como gesto de gratidão e esperança

A Junta de Freguesia de S. Salvador (JFSS), em Ílhavo, assinalou ontem, dia 6, o início das celebrações em honra ao seu Padroeiro São Salvador com a bênção do santo na sede da Junta de Freguesia e uma missa na Igreja Matriz em memória dos falecidos na comunidade por covid-19, que não tiveram direito a cerimónia religiosa.
Para assinalar o relançamento desta festa, desconhecida na história recente, a JFSS encomendou uma réplica em madeira da escultura de São Salvador que ficará na sua sede. Saliente-se que a primitiva escultura de São Salvador, datada do século XVI, encontra-se na Igreja matriz.
No seu discurso, João Campolargo, Presidente da Junta de Freguesia, falou dos últimos meses vividos como momentos de “profunda angústia e transformação” e da dificuldade que se avizinha dos próximos tempos. Neste contexto, salientou: “O sentido de comunidade ganha ainda mais força e exige que continuemos alerta no apoio uns aos outros, porque todos precisamos de todos. Exige também que, sempre que nos for possível, retomemos alguma normalidade e algum sentido de comemoração e de festa, porque a alegria e o estarmos juntos, a celebrar e alegres, são antídotos poderosíssimos contra a depressão e contra a pandemia”.
Em relação a esta comemoração inédita, João Campolargo explicou: “há muito que tínhamos o desejo e a vontade de celebrar condignamente o patrono da nossa Freguesia. Noutra altura, com toda a certeza, fá-lo-íamos com mais pompa, mais circunstância e, sobretudo, com mais gente. Fá-lo-emos com toda a certeza”.
“Esta festa estava a ser planeada com muito carinho e entusiasmo desde o ano passado. A pandemia mudou-nos os planos da celebração, mas não demoveu os nossos objetivos. Neste ano de tantas provações, comemorar o Divino Salvador da Humanidade é também um gesto de louvor, gratidão e esperança
Ainda assim, achamos que este é o momento certo, porque é neste momento que precisamos de reforçar o que nos une e homenagear o nosso patrono, que, com toda a certeza, também nos ajudará a superar estes momentos
É com o espírito de honrar o passado, valorizar o presente e projetar o futuro que nos movemos”, concluiu.
As celebrações em honra de São Salvador terminam no domingo, dia 9, com uma procissão automóvel às 10h e uma missa em honra do Padroeiro às 11h.

Foto: DR

 

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close