Sociedade

Câmara de Gaia assume custo dos passes de transporte dos alunos do Ensino Superior

O processo inicia-se a 7 de setembro, com inscrição nos serviços municipais

A partir de 1 de outubro, a Câmara Municipal de Gaia vai assumir os passes de transportes públicos para os alunos do ensino superior público e privado residentes em Vila Nova de Gaia, a frequentar estabelecimentos de ensino superior dentro da Área Metropolitana do Porto. O processo iniciar-se-á com inscrição nos serviços municipais, a partir de 7 de setembro.
Trata-se de um esforço do Município de Gaia para alargar o leque de apoios sociais a um grupo estudantil que não tem nenhum benefício social municipal, motivando para o uso do transporte público e apoiando famílias de alunos com múltiplas despesas educativas, nomeadamente ao nível das propinas ou da aquisição de livros, entre outros.
Recorde-se que, em 2019, foi criado o «passe único» universal para a Área Metropolitana do Porto, com um valor de 30 euros (passe municipal e intermunicipal com 3 zonas) e de 40 euros (passe metropolitano). Além disso, em junho de 2020, foi criado o «passe família», que garante a gratuitidade dos passes para agregados familiares, a partir do terceiro passe, inclusive.
Existe já um roteiro de transporte escolar financiado pelo Município e ministério da Educação, até aos 18 anos. Além disso, a Câmara Municipal de Gaia atribui, ainda, um apoio no início do ano letivo a todos os alunos até ao 12.º ano de escolaridade (cheque material escolar).
Este apoio agora divulgado revela-se de maior importância no próximo ano letivo, face à situação de pandemia que o país atravessa e com as consequências negativas do ponto de vista económico e social que têm vindo a afetar muitos agregados familiares.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close