Breves

Em Albergaria, crianças descobrem o universo teatral

No âmbito do projeto Odisseia Nacional, do Teatro Nacional D. Maria II, o Município de Albergaria-a-Velha está a levar 125 crianças do 4.º ano, do 1.º ciclo, a descobrirem o universo teatral.
Os atores Cecília Henriques e André Loubet são os guias na visita aos diferentes espaços do Cineteatro Alba, onde se descobre a história dos teatros, o seu funcionamento técnico, as superstições ou os profissionais que lá trabalham. E, com a lição aprendida, os mais novos são desafiados a experimentar, na prática, a magia de levar, à cena, um espetáculo.
Esta programação procura democratizar a oferta teatral, fomentando a criação artística local, com projetos intergeracionais e inclusivos, que refletem a diversidade do país, a partir de escalas regionais, bem como relacionar o pensamento contemporâneo com as identidades locais, aproximando as comunidades de novas linguagens artísticas.
Além da visita encenada para o 4.º ano, o Município proporcionou, no dia cinco de maio, uma ida ao teatro a mais de 600 alunos do 2.º ciclo para ver “descobri-quê?”, um espetáculo que pretendeu contribuir para a descolonização do ensino do período histórico designado como descobrimentos, quebrando uma série de narrativas oficiais que romantizam esta época.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ 21 = 24

Close