Lazer

Conheça os mais belos miradouros do Norte com o José Manuel Monteiro

Conheça o Santuário de Nossa Senhora da Graça, no topo do monte Farinha, em Mondim de Basto.

Se calhar o nome “monte Farinha” não lhe diz muito, mas se lhe disser que por lá se realiza uma das etapas mais famosas da volta a Portugal em bicicleta, talvez ajude bastante.
Pois é, é a quase mil metros de altitude que se ergue de forma imponente o Santuário de Nossa Senhora da Graça, no topo do monte Farinha, em Mondim de Basto.
Este monte, de forma cónica,  pode ser observado a quilómetros de distância, e isso aguça a curiosidade de quem o vê à distância.
Lá em cima, a vista é magnífica e pouco recomendada a quem tem sérios problemas de vertigens.  Este é um local com muito misticismo, que convida a reflexão, introspecção e oração para quem é religioso.
Se é certo que a capela dedicada a Nossa Senhora da Graça é pequena, a vista e todo o espaço envolvente é de uma enorme grandiosidade. A estrutura actual é de 1775 e construída com a pedra granítica característica da região.
Por se encontrar num local tão alto e isolado, pode-se pensar que os acessos são maus, mas desengane-se. A estrada, apesar das curvas e contra-curvas, tem um óptimo piso, é larga e possui vários rails de protecção. Recordo que aqui se realiza uma importante etapa da volta a Portugal em bicicleta e por isso, ao longo da viagem  podemos imaginar as “dores” dos ciclistas a subir ao topo. É ainda possível ir observando no piso a inscrição do nome de vários ciclistas.
A única forma de chegar até este local é de transporte próprio pois não é servido de qualquer transporte público. Recomendo que vá  durante a semana e nos meses com temperaturas mais amenas.  Aproveite que está na zona e faça uma visita pelo centro da vila de Mondim de Basto, ou vá dar um passeio e um mergulho pelas Fisgas de Ermelo, em pela serra do Alvão.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close