Destaque
Fátima recebe amanhã peregrinação da comunidade surda
Programa inclui visita à exposição “Refúgio e Caminho”, celebração penitencial e Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade.
3 de outubro 2026

A comunidade surda reúne-se amanhã no Santuário de Fátima para um dia de encontro, convívio e oração.
A peregrinação anual começa às 9h30, junto à Cruz Alta. Às 10h00, os peregrinos participam numa visita guiada à exposição temporária “Refúgio e Caminho”, patente no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade. Ao meio-dia, realiza-se a celebração penitencial, seguindo-se o almoço.
A Eucaristia está marcada para as 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade. Desde 2013, esta celebração conta com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Num vídeo dirigido à comunidade surda e aos intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, recorda que a iniciativa “já se tornou uma atividade habitual em cada ano, um momento que se espera e que se vive com intensidade. E, por isso, queria deixar-vos este convite a virdes, o convite a estardes presentes aqui em Fátima”. O responsável sublinha que “a peregrinação da comunidade surda é momento de encontro, é momento de convívio, é momento para apresentar a Deus as preces, deixando-as nas mãos de Maria, é momento para aprender com os santos pastorinhos de Fátima o modo como podemos viver como cristãos” e termina com um apelo: “Venham, venham ao Santuário de Fátima, vivam connosco esta peregrinação da comunidade surda! Esperamos por vós!”.



