Sociedade

Matosinhos tem disponível guia dos equipamentos culturais em braille

A Câmara Municipal de Matosinhos, através do Centro de Leitura Especial da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, acaba de lançar um guia dos espaços culturais do concelho em braille. A publicação, que reúne informação sobre vinte equipamentos culturais, tem como objetivo contribuir para facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual aos acervos, exposições e espetáculos disponíveis no concelho, fazendo de Matosinhos um município cada vez mais inclusivo e acessível a todos.
O guia está disponível para consulta em cada um dos vinte espaços selecionados, podendo também ser enviado, via CTT/Cecograma, para todos os interessados.
O roteiro em braille inclui informação sobre espaços como a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a Galeria Municipal, o Museu da Quinta de Santiago, a Casa do Design, o Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery ou os vários equipamentos que integram a Rede de Museus de Matosinhos, apresentando-os sumariamente e fornecendo indicações sobre a sua programação e horários. É também disponibilizada informação relativa à existência de publicações em braille e de objetos ou quadros tácteis que possam ser experienciados pelos invisuais, bem como sobre a facilidade de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.
O Centro de Leitura Especial da Biblioteca Municipal Florbela Espanca tem como objetivo a democratização do acesso à informação e à cultura, e a efetiva integração das pessoas deficientes, seja motivando-as para a leitura, seja produzindo bibliografia em suporte braille e digital, dirigida a todas as idades.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

18 + = 26

Close