Sociedade

Jovens de Gaia garantem apoio domiciliário a idosos

Está prevista também a criação de uma rede de parceiros para distribuir refeições aos utentes deste projeto  

O projeto «Dar Vida aos Anos», da autoria de Inês Fernandes, de 25 anos, foi um dos vencedores do Gaia Orçamento Participativo Jovem 2020 (GOP+ Jovem 2020). Com 239 votos, esta iniciativa foi a mais votada na categoria de Intergeracionalidade e Voluntariado Jovem.
Este projeto pretende fomentar um maior contacto entre a população idosa e os jovens, garantindo assim uma solução para a escassez de resposta no apoio a pessoas dependentes, com especial enfoque na zona de Canelas, mas também noutras freguesias de Vila Nova de Gaia.
A iniciativa pretende garantir apoio domiciliário às pessoas dependentes de cuidados de higiene pessoal, de imagem e mobilização, a formação do cuidador e a gestão do regime medicamentoso. Em paralelo, será também criada uma rede de parceiros, entre restaurantes e associações da freguesia, para recolher, organizar e distribuir refeições aos utentes do projeto. As atividades serão essencialmente desenvolvidas por jovens voluntários, a quem será garantida a formação necessária, promovendo-se, em simultâneo, o seu enriquecimento pessoal e social.
Inês Fernandes, autora desta iniciativa, afirma que “ver o projeto sair como vencedor com tantos votos soube muito bem e foi o reconhecimento de todo o trabalho feito”. A fase seguinte passará por “melhorar o trabalho que os voluntários já fazem todos os dias, dar-lhes mais condições, dar mais condições também aos utentes nos domicílios e crescer”. conclui.
Este projeto, tal como os restantes vencedores do GOP+Jovem 2020, será inserido no orçamento municipal para 2021 e executado nesse mesmo ano. A edição deste ano contou com um montante total de 240 mil euros, com um plafond de 40 mil euros para cada projeto. Foram submetidas 98 propostas, sendo 21 delas consideradas elegíveis pela Comissão Técnica. A plataforma registou um total de 2355 votos por parte dos jovens de Gaia (entre os 13 e os 30 anos e com ligação comprovada ao concelho).
O GOP+Jovem pretende reforçar a qualidade da democracia e dos seus instrumentos, valorizando a democracia participativa através do envolvimento dos jovens nos processos de decisão e definição de políticas públicas, favorecendo assim a existência de uma sociedade civil forte e ativa e reforçando o compromisso com o sucesso do Plano Municipal da Juventude de Gaia. Ciente da importância desta iniciativa, a Câmara Municipal de Gaia prevê o regresso da mesma em 2021.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close