Breves

Ílhavo constrói ninhos para preservar a natureza

Ontem, no Dia Mundial da Vida Selvagem e da Natureza, em que se comemorou a preservação da fauna e da flora, a Junta de Freguesia de São Salvador, em Ílhavo, colocou no Parque da Vista Alegre um total de 15 casas em madeira para pássaros.
Estes ninhos foram fabricados por alunos da Escola Profissional de Aveiro, no âmbito de uma parceria com o Armazém Faz Tudo, e pretende aumentar a preservação deste lugar que é tão rico em biodiversidade. Com a integração destas “moradias”, procura-se proteger as várias espécies de aves que fazem parte desse ecossistema, em que a ria de Aveiro e a vegetação são as protagonistas.
O Armazém Faz Tudo é um projeto da Junta de Freguesia de São Salvador, apoiado pelo Fundo Ambiental e no âmbito do programa Juntar+: Economia Circular em Freguesias, que tem como missão envolver a comunidade para “recuperar para circular”.
Nesta mega oficina, estudantes, seniores, instituições e associações são desafiados a reabilitar e a reconstruir, a partir do velho e do obsoleto, produtos e equipamentos, dando-lhes uma nova vida para futura utilização da comunidade.
“Hoje é um dia feliz, porque reforçarmos a nossa identidade de Eco-freguesia ao concluir um projeto que resulta das nossas apostas na economia circular e na preservação ambiental, envolvendo as nossas pessoas. Neste caso, aproveitamos restos de madeira para construir ninhos para pássaros, ou seja, demos uma nova vida à madeira e ajudamos na preservação das aves, que são tão importantes para a conservação da natureza. O património ambiental é uma das nossas maiores riquezas e, por isso, devemos preservá-lo para que a nossa freguesia continue a ser um lugar especial, com vida”, explica João Campolargo, Presidente da Junta de Freguesia de São Salvador.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close