Educação

Câmara de Viana reforça em 100 mil euros apoio à requalificação da EB 2,3 e Secundária de Barroselas

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou ontem um protocolo de cooperação técnico-financeiro com o Agrupamento de Escolas de Barroselas que visa dar resposta a necessidades que foram aferidas após o início da requalificação, e que implica um reforço de 100 mil euros do investimento da autarquia nesta empreitada. ”Esta é a verdadeira descentralização. A educação é uma das nossas prioridades”, garantiu José Maria Costa, depois da assinatura do documento, num momento que contou com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
O governante visitou ainda as obras de requalificação da escola que conta com 494 alunos, devendo a empreitada, que vai requalificar um total de 29 salas de aula, estar pronta até ao verão. O Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa, considerou que a requalificação EB 2,3 / S é “um momento histórico para a escola, para a comunidade escolar e para o Vale do Neiva”.
O protocolo agora assinado visa apoiar garantir a realização de trabalhos complementares, como pinturas interiores, na Escola Básica e Secundária de Barroselas. Como contrapartida, o Agrupamento de Escolas de Barroselas facultará à Câmara Municipal a utilização do pavilhão desportivo da EB 2,3 e Secundária, no âmbito da aprendizagem, formação e competição, no período compreendido entre as 18h00 e as 20h30, de segunda a sexta-feira, e aos fins-de-semana até 5 horas por dia, para jogos dos quadros competitivos oficiais, de clubes e associações, da área de influência do agrupamento escolar.
A empreitada de requalificação e modernização da Escola Básica 2.3 e Secundária de Barroselas é uma obra que representa um investimento de 1,960 milhões de euros e que conta com prazo de execução de 15 meses.
Este investimento é cofinanciado pelo programa Norte 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), que irá contribuir com um valor de cerca de 800 mil euros, enquanto a Câmara Municipal de Viana do Castelo irá suportar o resto do custo da obra. Trata-se de uma intervenção de requalificação para adequar a escola às atuais necessidades do ensino e aprendizagem, melhorar o conforto para os seus utilizadores e as condições ambientais e de saúde, já que está prevista a eliminação do fibrocimento, das infiltrações de água e um maior controlo da temperatura ambiente/eficiência térmica do edifício.
No que toca à componente da requalificação das instalações existentes, está prevista a substituição de coberturas, isolamento e impermeabilização de fachadas exteriores, colocação de novas caixilharias, a remodelação integral do espaço de cozinha / cantina / refeitório / espaço de alunos e pavilhão desportivo com colocação de pavimento em madeira flutuante e substituição integral de rede de águas e saneamento e recarga do pavimento do campo de jogos exterior.

Fotos: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close