Lazer

Quinta do Vesúvio abre as portas a experiência de enoturismo exclusiva

Momento integra passeio de jipe nas vinhas, visita à adega centenária, provas de vinhos e ainda um almoço na varanda da casa senhorial

É uma das maiores quintas da região do Douro e um dos locais indissociáveis da história do vinho do Porto. Adquirida pela família Symington em 1989, a Quinta do Vesúvio, propriedade cujo acesso foi dado a muito poucos ao longo de vários anos, abre agora as suas portas a uma experiência de enoturismo exclusiva. Até 31 de outubro, é possível ficar a conhecer a quinta, com um grupo de no máximo seis pessoas, através de um programa exclusivo que conta com um passeio de jipe nas vinhas, uma visita à adega da propriedade, provas de vinhos e ainda uma pausa para um almoço na varanda da casa senhorial, com vista privilegiada para a paisagem duriense.
Pensada para pequenos grupos de visitantes e realizando-se num ambiente de total exclusividade, a experiência de enoturismo da Quinta do Vesúvio integra diferentes momentos, iniciando-se às 10h00 da manhã. As boas-vindas à secular propriedade são dadas com refrescos servidos nos jardins. O roteiro prossegue com um passeio de jipe pelas vinhas. O momento é liderado por um guia que irá mostrar as principais parcelas de vinha, dar a conhecer o terroir, assim como outras das suas características únicas que permitem a produção de vinhos de grande qualidade, e ainda a partilha de histórias e curiosidades sobre a quinta.
Após este momento com vista para o Vale do Douro como pano de fundo, a visita continua na adega, uma das maiores do Douro e cuja construção ficou concluída em 1827. Com oito lagares de granito – com capacidade para 24 pipas cada e 40 a 50 pisadores –, este é um dos últimos locais do mundo onde ainda é feita a pisa a pé, com as tradicionais lagaradas, uma arte que é praticada há séculos. É neste local que são produzidos os vinhos icónicos que os visitantes vão ter oportunidade de degustar na garrafeira da casa principal. A prova integra três vinhos do Porto Vintage – 1994, 2003 e 2011 –, assim como dois DOC Douro: Quinta do Vesúvio 2011 e Pombal do Vesúvio.
Finalmente, e após uma manhã recheada, chega o momento de almoço. A refeição, que será servida na varanda da casa, inicia-se com um Porto Tónico. O menu inclui entrada, prato principal (havendo três escolhas disponíveis: peixe, carne ou vegetariano) e salada, completando-se com o serviço de queijos, frutas e sobremesas. Estas propostas serão casadas com vinhos do portefólio da família Symington.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close