Cultura

Coimbra é palco da 6ª edição do World Piano Meeting

O VI Encontro Mundial de Piano de Coimbra (6th Coimbra World Piano Meeting) - evento inédito organizado pela prestigiada Academia Internacional de Música "Aquiles Delle Vigne" (A2DV) -, vai realizar-se entre os dias 6 de agosto e 8 de setembro, e terá novamente como palco principal a cidade de Coimbra. Esta sexta edição decorre em várias fases e o programa contempla uma homenagem ao compositor francês Charles-Camille Saint-Saëns, ano de centenário da sua morte, várias masterclasses internacionais e o concurso Figueira da Foz International Prize​.

O Coimbra World Piano Meeting (CWPM) é já um evento consagrado a nível nacional e amplamente reconhecido a nível internacional. A 5.ª edição, em 2020, acolheu em Coimbra mais de 100 jovens participantes e professores de grandes instituições mundiais, oriundos de 20 países.
O arranque do 6th Coimbra World Piano Meeting acontece já no dia 6 de agosto, sexta-feira, com um Concerto de Receção, por jovens talentos nacionais, no Seminário Maior de Coimbra, pelas 21h00.
No dia 7 de agosto, pelas 18h00, realiza-se o Concerto de Abertura da edição 2021 – organizado à semelhança das edições anteriores em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra no Convento São Francisco -, e contará com a Orquestra Clássica do Centro, dirigida pelo maestro Jan Wierzba. Serão tocadas obras em homenagem ao marcante compositor francês Charles-Camille Saint-Saëns, no ano em que se assinala o centenário da sua morte. Ao piano, acompanham a Orquestra, o conceituado e premiado pianista português Manuel Araújo, assim como, dois jovens talentos, alunos da Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne” — Alexander Stretile e Catarina Madeira.
De referir que este espetáculo está integrado no Semestre Europeu – A Europa em Coimbra 2021, que este ano destaca a França.
A programação da edição 2021 do VI Encontro Mundial de Piano de Coimbra continua na primeira semana de setembro, estando previstas masterclasses internacionais, concertos de jovens talentos, e o concurso Figueira da Foz International Prize​, cuja final acontece a 8 de setembro, num concerto que conta com a participação da Orquestra Filarmonia das Beiras.
A Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne” – referenciada como uma das melhores escolas da Europa —, procura a verdade da música e a integridade artística, promovendo concertos dos alunos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de todas as virtudes e técnicas musicais. Experiência, Excelência, Competência, Dedicação e Rigor fazem parte do ADN da academia Aquiles Delle Vigne.

Manuel Araújo: Um pianista do Porto, no mundo

Nascido no Porto, o pianista Manuel Araújo é um pianista no mundo ou já não tivesse atuado nos mais prestigiados palcos mundiais. Em 2015, foi distinguido com o 1.º Prémio do prestigiado Concurso Internacional Leopold Bellan, de Paris, que ao longo da sua história premiou nomes como Olivier Messiaen, Paul Tortelier ou as irmãs Labècque.Vencedor de vários concursos em diversos países, concilia a carreira de pianista com a atividade docente. Foi professor assistente na Schola Cantorum de Paris e é atualmente subdiretor artístico da Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne.
Os concertos do VI Encontro Mundial de Piano de Coimbra são abertos ao público.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close