Breves

Faleceu o ‘pai’ do Geoparque Arouca

Faleceu, aos 59 anos, o arouquense Manuel Valério, fundador e dono do Museu das Trilobites (Centro de Interpretação Geológica de Canelas), onde se encontram alguns dos maiores exemplares do mundo. Manuel Valério é apontado como um dos ‘pais’ do Geoparque Arouca.
A Câmara Municipal e a AGA — Associação Geoparque Arouca já emitiram notas de pesar, onde destacam o papel de Manuel Valério na preservação e divulgação do património local, bem como o seu impulso na afirmação do território.
Aliás, Manuel Valério foi distinguido com a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, “pelos esforços intensos e profícuos no estudo, preservação e divulgação dos achados fósseis (trilobites) da Louseira de Canelas”.
“Apaixonado e estudioso do património natural e cultural local, em particular da sua freguesia natal de Canelas, foi um dos impulsionadores e principais responsáveis pela criação do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO, que tem, como um dos seus pontos nevrálgicos, exatamente o Museu das Trilobites”, refere o Município, que “se curva” perante a memória de Manuel Valério.
Também a AGA, entidade na qual Manuel Valério é sócio-fundador e membro da direção, destacou a “sua paixão pela História do planeta Terra e a sua dedicação à preservação e valorização do património geológico, permitiram mostrar ao Mundo a coleção de fósseis”.
“O seu valioso contributo na afirmação do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO, enquanto território de ciência e conhecimento, será sempre uma marca indelével na história deste geoparque e na vida de todos aqueles que tiveram o privilégio de privar e aprender com ele”, refere a associação.
Foto: DR
Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close