Breves

USF da Feira debate saúde Mental e a Qualidade de Acesso

A USF Terras de Santa Maria, no Distrito de Aveiro, realiza dia 17 de novembro, no auditório António Lamoso, uma palestra dedicada à saúde Mental e a Qualidade de Acesso. Trata-se do primeiro encontro integrado no “Círculos da Qualidade, Pensar Saúde”, integrado na semana Mundial da Qualidade. Destina-se a profissionais de saúde e ao público em geral.
Segundo nota enviado à nossa redação, a USF refere que o nome foi escolhido por “analogia aos “Círculos da Qualidade”, já implementados na USF Terras de Santa Maria, e que reúne um pequeno número de colaboradores de vários grupos profissionais, com o objetivo de refletir sobre os problemas, propor mudanças, melhorias e soluções aos problemas encontrados. Utilizam ferramentas que, de forma consistente e com a capacitação de todos, têm como objetivo final “com os Cuidados de Saúde Seguros e com a Satisfação Utentes, Utilizadores, Profissionais, Administração”.
Os tempos atuais são de grandes desafios. “Estes últimos 18 meses puseram à prova toda a capacidade de adaptação e resiliência das pessoas, profissionais e não profissionais, obrigando-nos a adotar novos estilos de vida, novas maneiras de trabalhar, aquisição de novas competências. Cada um de nós teve de acreditar, de fazer o seu melhor, por mail, telefone, presencial para um Bem maior, a Saúde de Todos”, enfatizam.
A mesma nota refere a necessidade sentida de se adaptar aos tempos de pandemia, que também foi novidade para todos os profissionais de saúde. “Por vezes parecia que estávamos nas filmagens de um filme de ação: Máscaras, desinfetante, acesso condicionado, teletrabalho…ou perante uma construção Lego, em que só sabemos o final depois da construção acabada, e nunca está acabada, porque depende no número de peças”
Estamos preparados para mudar os hábitos adquiridos? Estamos preparados para nova mudança? Estas são algumas questões que vão ser levantadas no primeiro ciclo da Qualidade, à Saúde Mental e a Qualidade de Acesso, “porque consideramos que foram, e são, os alvos mais atingidos”, informa a mesma nota.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close