Breves

Vice-Almirante Gouveia e Melo em debate sobre Golfo da Guiné em aula aberta

“Golfo da Guiné: Pirataria, mercenários, marinhas e um papel para Portugal” é o tema da aula aberta que terá como convidado palestrante o Vice-Almirante português Henrique Gouveia e Melo. O encontro está marcado já para o próximo dia 16 de novembro, pelas 14h30, no Auditório Ilídio Pinho, da Universidade Católica Portuguesa no Porto. O objetivo será debater sobre o tema através de uma abordagem atualizada e com conhecimento aprofundado sobre os desafios que a região enfrenta no que respeita especialmente à segurança e à defesa marítima, assim como o papel da marinha portuguesa.

A aula aberta terá como palestrante Gouveia e Melo e a moderação ficará ao cargo do professor Azeredo Lopes, da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Católica no Porto. A sessão pretende abordar de forma atual e com conhecimento os desafios que se colocam no Golfe da Guiné no que respeita ao domínio marítimo, às respostas possíveis face à pirataria e fenómenos relacionados, assim como debater e fazer uma reflexão estratégica sobre o papel da Marinha e de Portugal.
A aula  insere-se no âmbito da disciplina de Temas de Relações Internacionais (Mestrado em Direito Internacional e Europeu), da Escola do Porto da Faculdade de Direito. A entrada para assistir presencialmente ou via online à sessão é livre e gratuita mediante inscrição através de formulário online.
De referir que o Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo ganhou uma maior visibilidade junto dos portugueses depois de fazer parte da equipa da Task Force no combate à Covid-19 e depois de assumir a liderança em janeiro de 2020 da Task Force para o plano de vacinação contra a Covid-19.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close