Cultura

Autópsia de Olga Roriz de regresso ao palco online do São João

Espetáculo que convida os espectadores a refletirem sobre si próprios explora as consequências da ação humana em seis paisagens do planeta

Para celebrar a época festiva, o Teatro Nacional São João (TNSJ) vai promover a transmissão de um espetáculo online entre o Natal e o Ano Novo. Em Autópsia, a coreógrafa Olga Roriz convida os espectadores a refletirem sobre si próprios e sobre o mundo que os rodeia, bem como sobre a possibilidade de redenção. O espetáculo estará disponível online, na sala virtual do São João, em formato on demand, entre os dias 25, a partir das 21h00, e 31 de dezembro, até à meia-noite.
A criação de Olga Roriz viaja por seis paisagens do planeta – entre as quais Chernobyl ou a ameaçada Antártida –, refletindo nos solos iniciais dos seus intérpretes toda a dor e destruição causadas pelo ser humano. Graças à dança, que aqui emerge como um processo de dissecação do mal que há em cada um de nós, a solidão torna-se num despertar coletivo que leva à transformação de cada um dos lugares representados na peça, demonstrando que há um caminho possível para a salvação. A produção aborda ainda a repetição e o ciclo do nascimento e da morte, comparando-o à noite e ao dia.
Autópsia conta com a interpretação de André de Campos, Beatriz Dias, António Bollaño, Catarina Câmara, Marta Lobato Faria e Yonel Serrano. Recorde-se que o espetáculo já tinha estado no palco online do Teatro Nacional São João no início deste ano, integrando o ciclo Dancem!21. Os bilhetes de acesso à sala virtual do São João têm o custo de dois euros e permitem a visualização do espetáculo até três dias após a data da sessão escolhida.

Foto: Paulo Pimenta

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close