Cultura

Mais Imaginarius selecionou 15 projetos entre 206 propostas oriundas de 53 países

O concurso de criações artísticas Mais Imaginarius, secção do festival Imaginarius que abre espaço a artistas emergentes de todo o mundo, selecionou 15 propostas de 13 países num universo de 205 candidaturas de 53 nacionalidades. Os projetos escolhidos vão passar pelo palco do maior festival de artes de rua realizado em Portugal, que regressa em pleno ao espaço público de Santa Maria da Feira entre 26 e 29 de maio.

Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovénia, Espanha, França, Estados Unidos, Grécia, Lituânia, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Suíça são os países representados nesta edição do Mais Imaginarius.

Os projetos selecionados cruzam diferentes disciplinas artísticas, nomeadamente teatro, dança, música, circo, performance, instalação e multidisciplinar. A criação vencedora desta edição será premiada com uma residência artística em Santa Maria da Feira e um apoio financeiro de 5 mil euros.

Com um longo e consolidado percurso de 12 anos no apoio e promoção de artistas emergentes de todo o mundo, o Mais Imaginarius continua a acolher e a dar palco a companhias de múltiplas geografias, empenhadas em mostrar o seu trabalho através de um concurso de criações artísticas, que nesta edição privilegiou as abordagens inovadoras, o cruzamento de disciplinas, a integração de tecnologias e a participação. As candidaturas foram avaliadas com base na qualidade artística, criatividade, inovação e interação com o público.

De recordar que, depois do cancelamento do Imaginarius em 2020, a realização da 20ª edição em 2021 foi particularmente desafiante devido à pandemia, que ditou um primeiro momento maioritariamente online, em maio, e um segundo momento maioritariamente presencial, em setembro, tendo sido apresentados cinco projetos artísticos no âmbito do concurso Mais Imaginarius.

A companhia espanhola de teatro e dança Elelei conquistou o júri do concurso e o público do festival com a criação “A Ciegas”, apresentada no palco virtual. Como prémio, o coletivo vai realizar uma residência artística no ICC – Imaginarius Centro de Criação, que será apresentada em estreia absoluta na programação oficial do Imaginarius 2022.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

69 − = 68

Close