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Essência do Vinho regressa de 23 a 26 de fevereiro de 2023
19ª edição do evento culminará com a estreia da feira internacional de enoturismo “Wine & Travel Week”.
5 de abril 2022
Essência do Vinho Porto estará de regresso de 23 a 26 de fevereiro de 2023 e afirmará a cidade do Porto como o ponto de encontro do mundo do vinho e do enoturismo mundiais.
No próximo ano, o evento culminará a primeira edição de uma feira internacional de enoturismo, que trará a Portugal representantes dos principais destinos de enoturismo do mundo e de uma comitiva internacional de compradores.
“Vamos concretizar em 2023 a primeira feira internacional de enoturismo realizada em Portugal, de 16 a 23 de fevereiro. A ´Wine & Travel Week´ trará à cidade dezenas de operadores e compradores internacionais, especializados em turismo associado a terroirs e experiências vínicas. Será uma feira profissional e de negócios, que igualmente promoverá a partilha de conhecimento acerca de um setor de atividade em franco crescimento no mundo, através de um fórum com jornalistas, especialistas e líderes de opinião, e um programa de experiências que inclui roteiros e visitas técnicas a várias regiões do País. Essa semana culminará com a realização da 19ª edição do Essência do Vinho – Porto, proporcionando aos diferentes participantes na feira um contacto direto e privilegiado com os protagonistas dos vinhos portugueses, num modelo win/win”, explica Nuno Guedes Vaz Pires, fundador da Essência do Vinho.
Quanto à 18ª edição, que culminou domingo, no Palácio da Bolsa, o balanço da organização é altamente positivo.
“A adesão de consumidores e de profissionais superou as nossas expetativas. Foi particularmente entusiasmante verificar como o evento continua a atrair milhares de pessoas, como continua a ser a principal experiência do vinho em Portugal. Demonstra ainda que o formato e a programação do evento são únicos, renovando constantemente públicos, incluindo estrangeiros. O evento extravasa o local onde se realiza, promove e posiciona o vinho português como nenhum outro no País. Tenho de agradecer a todos os que nos visitaram, partilhando este novo sucesso com os expositores, as marcas e os parceiros que acreditam e confiam no nosso trabalho. A todos, o meu profundo agradecimento”, sublinha Nuno Guedes Vaz Pires.
Perfil dos visitantes da 18.ª edição do evento
Movidos pela curiosidade, interesse e aquisição de conhecimento sobre vinho, os visitantes do evento atribuíram um nível médio de satisfação global de 4,54 (de 1 a 5), com os participantes a conferirem níveis de satisfação muito elevados (acima de 4) aos aspetos mais determinantes da organização e da programação: o número de atividades disponíveis, as ações paralelas e ainda o tempo de espera para entrada.
O estudo de públicos, realizado durante o Essência do Vinho – Porto pelo ISAG – European Business School (ISAG-EBS) e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC), revelou ainda que 71,7% dos visitantes deslocaram-se propositadamente ao Porto. A média de pernoita na cidade foi de 4,75 noites.
O evento atrai cada vez mais interessados em descobrir as particularidades e novidades deste setor. A curiosidade (33,8%) e os motivos profissionais (30,6%) foram as principais razões apontadas pelos visitantes, assim como a degustação de vinhos (27,7%). A experiência única (25,2%), de conhecer alguns dos 400 produtores 4.000 vinhos em prova, também se evidenciou como motivo de visita.
Quanto ao perfil do visitante analisado pelo ISAG – European Business School e pelo CICET-FCVC registou-se uma predominância do público masculino (58,9%), uma idade média de 37,49 e um nível de escolaridade elevado (74,3% dos visitantes tinham, pelo menos, o grau de licenciado). Destacou-se ainda a presença de diversas nacionalidades, nomeadamente, inglesa (16,8%), espanhola (16,3%), brasileira (12,6%), francesa (12,1%) e alemã (6,3%), entre outras, sublinhando o pendor internacional do evento.
Ao classificar a ligação aos vinhos, o público mostrou ter interesse ou muito interesse (86,3%), ser conhecedor ou grande conhecedor (59,0%) e consumidor regular (45,5% indicaram consumir vinho pelo menos duas a três vezes por semana), tendo uma despesa média mensal de vinho para consumir em casa de 113,80€.
Questionados acerca dos locais onde adquirem vinho, 48,9% afirmaram ser em lojas especializadas, 27,9% diretamente no produtor, 23,9% no comércio tradicional e 10,4% online.
Para conhecer a edição agora concluída da Essência do Vinho, os visitantes contaram com os meios digitais (48,3%), mas também com o tradicional passa a palavra (42,4%).