Notícias

Aveiro: Vinhos Verdes promovem workshops para Wine Lovers

No dia 18 de junho, em Aveiro, no restaurante Salpoente, com entrada livre

O desafio, que também é uma provocação, é lançado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) aos curiosos e apreciadores e dá nome a um conjunto de ações de formação que serão concretizadas entre maio e julho, por cidades portuguesas, promovendo esta Denominação de Origem Protegida.
Durante duas horas, com a orientação dos provadores José João Santos e Manuel Moreira, da Revista de Vinhos, em espaços ligados ao vinho, sobretudo restaurantes e wine bares de referência, será orientado um momento teórico e de prova, que inclui harmonizações. O que são os Vinhos Verdes (porque, afinal, o vinho nem é verde nem necessariamente simples e leve), quais as temperaturas corretas para serem apreciados devidamente, que aromas e sabores escolher para harmonizações perfeitas, são algumas das dicas que irão ser dadas nestes workshops.
A entrada é livre mas requer inscrição prévia  ou através do email porque os lugares são limitados. Esta nova digressão pelo país inclui as cidades do Porto (9 de julho, na Sala de Provas da ViniPortugal; e 20 de junho e 18 de julho, nos jardins da Casa dos Vinhos Verdes), Lisboa ( 9 e 16 de julho na Sala de Provas da ViniPortugal), Aveiro (18 de junho, restaurante Salpoente), Setúbal (25 de junho, bar Beco da Ribeira) e Sintra (16 de julho, restaurante Incomum By Luís Santos).

Promoção de Denominação de Origem Protegida

Recorde-se que esta iniciativa surgiu em 2019, no âmbito do programa comunitário “Qualidade, Autenticidade e Herança das Denominações de Origem Protegidas” para a promoção de Vinhos Verdes e Vinhos de Verona. Portugal e Itália têm em comum a cultura milenar do vinho, pelo que não é por isso estranho que duas das suas regiões se tenham associado. Nasceu também assim a parceria entre a CVRVV e o Consorzio Associazione Vini Veronesi DOC (AVIVE), que contou com um investimento de 3,4 milhões de euros a três anos para promoção conjunta nos mercados da Dinamarca, França, Alemanha e Portugal.
Sob o lema “Enjoy, it’s from Europe” pretende-se fomentar a curiosidade dos participantes para estes vinhos europeus, bem como abrir portas para uma presença mais efetiva dos dois tipos de vinho em espaços de topo e prestígio, nomeadamente garrafeiras, canal horeca e distribuição especializada.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close