Sociedade

Passaporte Douro: Uma rota de emoções

Decorreu na manhã do último sábado, 26 de novembro, no Museu do Douro, em Peso da Régua, a cerimónia de entrega de Certificados de Excelência de Turista do Douro, aos primeiros 40 turistas que viajaram pelos 19 municípios da CIM Douro de Passaporte Douro na mão e carimbaram os 76 pontos de interesse.

Chegaram de sorriso no rosto e cheios de vontade de partilhar memórias, os primeiros 40 turistas que viajaram de Passaporte Douro na mão e carimbaram os 76 pontos de interesse.
A maioria eram de fora do Território que integra a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro). Aguiar da Beira, Viseu, Porto e Vila Nova de Famalicão, Aveiro, Lisboa e Sintra são algumas das localidades destes turistas que fugiam nas férias para lutarem pelo objetivo de conhecer a cultura, a história e as gentes do Douro. Num período onde a pandemia ainda nos assolava.
Dois turistas Brasileiros, Vera e Carlos Júnior com raízes familiares em Sernancelhe também “aceitaram o desafio e descobriram um Douro único e cheio de encantos” confessavam.
Carlos Carvalho, professor, foi o primeiro a cumprir esta viagem única e “se alguns dos lugares já conhecia, muitos outros o deixaram siderado”.
Mas as descobertas não se ficam por aqui pois Ramiro Silva ao fazer esta rota nos 19 municípios sentiu vontade de descobrir um nome da literatura portuguesa, que até então, conhecia pouco, Aquilino Ribeiro. A devorar a obra do artista já lá vão alguns meses.
Também de Lamego, Moimenta da Beira e Sernancehe houve quem levasse o Certificado para casa. Assim como Carlos Ribeiro de Santa Marta de Penaguião.
José Manuel Gonçalves, natural de Peso da Régua, médico em Lisboa desde que se formou confessa ” a cada possibilidade que tenho para viajar, venho a este cantinho. Cumprir o passaporte Douro foi embriagar-me numa de emoções desde Freixo de Espada à Cinta, onde começamos até ao Douro sul onde concluímos.
De carro ou de moto, carimbo a carimbo lá se fizeram à estrada e hoje tiveram a merecida homenagem celebrizado com uma foto de família.
Ana Malheiro, professora de Inglês no Porto diz-se emocionada por ter feito esta rota turística de mota e feliz por ter cumprido um chamamento, pois as raízes são durienses”. Já Vítor Soares, engenheiro e mostard ficou tão apaixonado por este Douro tão nosso que trabalhou a rota para os colegas de duas rodas, sendo hoje um embaixador deste passaporte.
O passaporte Douro tem sido uma forma de promover o território e já são cerca de 17 mil os passaportes que estão nas mãos dos turistas.
Nesta cerimónia cada turista recebeu de volta o seu passaporte carimbado na integra, um Pack composto por: Caixa personalizada, o Certificado de Excelência de Turista do Douro e uma garrafa de Vinho do Porto, exclusiva, que o IVDP criou para esta iniciativa.
Estiveram presentes o Presidentes da Cimdouro, Carlos Silva Santiago, Presidente do IVDP, Gilberto Igrejas e o Presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins. Assim como outros autarcas da Região como o Presidente de Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, o Presidente de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, o Presidente de Mesão Frio, Paulo Silva com o Vice Presidente Fernando Correia, a Presidente de Penedono, Cristina Ferreira, a Vice Presidente de Lamego, Catarina Ribeiro e as Vereadoras de Vila Real, Mara Minhava e de Moimenta da Beira, Mónica Gertrudes.
Recorde-se que em julho de 2021 a CIM Douro criou o Passaporte Douro para promover turisticamente os 19 concelhos que a compõem e mostrar um território “que se destaca pela sua diversidade”, destaca fonte da CIM Douro à Agência de Informação Norte.

Andreia Carneiro

Fotos: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

84 − 79 =

Close