Breves

“Rimas Salgadas” traz o mundo marinho à Biblioteca de Albergaria

Hoje, às 18h, é inaugurada a exposição “Rimas Salgadas”, de Miguel Horta, com ilustrações retiradas do livro com o mesmo nome, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.

A Exposição “Rimas Salgadas”, patente até ao final do mês, é mar, sal, mas também ritmo, humor e conhecimento de palavras e espécies marinhas. Brincadeiras com o “carapau de corrida” convivem com os mistérios que as estrelas-do-mar suscitam a uma menina curiosa. Há um cachalote faminto, chocos apaixonados, um atum a precisar de asas, uma alforreca a dançar, um caboz que vai parar ao Oceanário e um cardume de sardinhas que acaba no prato.
O autor e ilustrador idealizou ilustrações que se aproximam da realidade, mas sem a frieza da ilustração científica, tornando a Biologia em algo apelativo para os mais novos partirem à descoberta do mundo marinho.
Poderíamos imaginar uma criança revirando pedras na maré vazia em busca de criaturas marinhas escondidas na sombra ou um adolescente afoito pescando sozinho num barco sacudido pelas vagas de barlavento. Este é Miguel Horta, um pintor que se dedica à escrita e à ilustração. Mas também um mediador cultural em diferentes contextos humanos, fazendo sorrir e refletir quem o escuta através dos contos e desafios que lança. Sente-se a biologia nos poemas e as ilustrações conduzem a um olhar mais próximo dos Oceanos. Além do livro “Rimas Salgadas”, já publicou “Pinok e Baleote” e “Dacoli e Dacolá “.
A exposição integra a programação do Encontro “Para Além de Princesas e Dragões: a Biblioteca e a aprendizagem criativa”, com Miguel Horta a participar como orador e dinamizador de uma oficina prática.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close